"Vamos brincar o carnaval com muita alegria, paz e tranquilidade. E você, motorista, lembre-se que, se beber, não dirija". Foi com estas palavras que o Rei Momo Douglas Vilalva de Oliveira, 25 anos, decretou aberta a maior e mais animada festa de momo do Centro-Oeste brasileiro. "Também não vamos esquecer da camisinha", complementou o mais ilustre comandante da folia pantaneira. Acompanhado da Rainha Roberta e das princesas Kerlen e Ivaneide, Douglas recebeu a chave da cidade do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na noite desta quinta-feira (03), pouco antes do Desfile de Fantasias do Corumbaense.
Na mesma noite, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual fez o lançamento oficial da campanha Brinque Legal neste Carnaval sem Violência Sexual, desenvolvida com o objetivo de combater o abuso e a exploração de crianças, adolescentes e mulheres. O prefeito Ruiter, a primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) e o juiz Roberto Ferreira Filho foram nomeados embaixadores da campanha.
Durante toda a semana, diversas ações estão sendo realizadas em vários pontos da cidade. Nas noites de folia, equipes da Rede de Enfrentamento farão panfletagens e a entrega de materiais de divulgação na avenida General Rondon. Na terça-feira de Carnaval (08), quando também será celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Bloco das Bruxinhas vai desfilar pela passarela do samba em homenagem às mulheres pantaneiras.
A rede é formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Tutelar, Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (FORUMCORLAD), e a Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência de Crianças e Adolescentes (PAIR) e Prefeitura de Corumbá.
No município, qualquer pessoa pode denunciar uma situação de violência contra crianças ou adolescentes pelo telefone do Creas: 3231-4423; do Conselho Tutelar: 0800-647-4488; Delegacia de Atendimento a Infância, Juventude e Idoso (Daij): 3907-5124; e pelo Disque Denúncia: 100. Em caso de violência contra a mulher, o telefone da Delegacia de Atendimento a Mulher (DAM) é 3907-5139.
As delegacias especializadas funcionam até às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A partir deste horário e nos finais de semana o plantão é feito pelo 1º Distrito Policial, no telefone 3234-7100. Para não permitir que a violência sexual ocorra, denunciar é fundamental. O lançamento da campanha Brinque Legal neste Carnaval sem Violência Sexual aconteceria nesta sexta-feira (18), na Praça da Independência, mas será realizada em nova data.