Durante a ação social realizada nesta quarta-feira (06) no Passo do Lontra, a Prefeitura de Corumbá distribuiu 27 cestas básicas e 20 colchões aos moradores da localidade. As doações, conforme explicou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Ribeiro Cavassa, são de caráter eventual e emergencial. "Estamos buscando atender a população afetada pelo grande volume de chuvas neste ano e pela cheia dos rios que cortam o município. O trabalho realizado no Lontra foi bastante semelhante ao feito no conjunto Cravo Vermelho, em março", afirmou Haroldo.
"A intenção do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é ajudar o máximo possível de ribeirinhos, uma população bastante carente e que foi muito prejudicada pela água nos três primeiros meses deste ano", completou o secretário. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, pasta que coordena o programa Povo das Águas, estão planejando o atendimento para outras áreas de difícil acesso do município.
No caso do Passo do Lontra, distante 120 quilômetros da área urbana de Corumbá, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Itinerante) tem um cronograma específico de atendimento que é realizado ao longo do ano. "Em 2010 fizemos várias oficinas de artesanato aqui. Buscamos conscientizar os moradores que esta pode ser uma alternativa de renda extra para eles", comentou a pedagoga Lilia Maria Gouveia Bezerra, gestora do CRAS. "Para este ano, vamos juntar parceiros que possam melhorar a qualidade de vida, trazendo outros tipos de serviços para cá", continuou.
Na ação desta semana, os ribeirinhos receberam atendimento médico, odontológico e social. A enfermeira Elisângela Lira Bonifácio apresentou aos moradores a função do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atende pelo telefone 193, e deu dicas importantes sobre o tratamento da água para consumo humano e a preparação do soro caseiro. "São coisas simples e que podem ajudar muito na prevenção de várias doenças", enfatizou a enfermeira.
A assistente social Joelma Aparecida de Souza, coordenadora do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), também aproveitou o encontro para explicar o modo de operação do serviço. "Nosso trabalho vem para somar com os que já existe nas Unidades de Saúde da Família. Nosso foco é na prevenção de saúde da população", afirmou. Corumbá conta com duas equipes de NASF, cada um com psicólogo, assistente social, nutricionista e educador físico.