Para Ruiter, parceria com Forças Armadas se consolida na região

O general de brigada Carlos dos Santos Sardinha assumiu nesta terça-feira (12) o comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. A cerimônia de transmissão de cargo, realizada no 17º Batalhão de Fronteira, contou com a presença de várias autoridades militares, civis e religiosas do município e do Estado. "Com o passar dos anos, o relacionamento entre o Poder Executivo e o Exército se estreita cada vez mais, e a tendência é que isso se consolide. Nossa expectativa com a chegada do comandante Sardinha é que esse trabalho continue e se fortaleça para que possamos buscar políticas públicas que atendam à comunidade", afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Ao cumprimentar e desejar sorte ao novo comandante, Ruiter destacou a atuação das Forças Armadas na cidade. "O Exército é um parceiro. Precisamos cada vez mais deles não só no cumprimento do papel institucional das Forças Armadas, mas aqui no Pantanal, eles se dispõem um pouco mais, principalmente para que possamos atingir aquela população que vive mais afastada do perímetro urbano, para que nós possamos levando atendimento também a estas pessoas", completou.

Nascido na cidade de Jacuba, no interior de São Paulo, o general Carlos Sardinha mostrou uma afinidade especial com o Mato Grosso do Sul. "Gosto muito daqui, já servi quatro vezes no Estado. Então a expectativa é a melhor possível", disse. Depois de assumir o comando da Brigada Ricardo Franco, ele afirmou que pretende fazer um bom trabalho e que para isso, conta com a ajuda de toda a sociedade. "Contamos com o apoio de todos, não sós os subordinados, mas também dos superiores e muito da comunidade local", comentou.

O general Álvaro Gonçalves Wanderley, ex-comandante da 18ª Brigada de Fronteira, vai assumir o comando da Artilharia Divisória da 3ª Divisão de Exército, na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Em seu discurso de despedida, o general Wanderley agradeceu a todos que fizeram de sua passagem pela região "momentos inesquecíveis". Afirmou também "ter orgulho desta grande unidade operacional, que não atua só na defesa da Pátria, mas também representa uma das forças vivas no Pantanal".

O Comandante Militar do Oeste, general João Francisco Ferreira, presidiu a cerimônia de passagem de comando. A primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, o subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), o bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez, além de vereadores, militares e representantes de instituições de classe participaram da solenidade.

Histórico

Antes de vir para Corumbá, o general Carlos Santos Sardinha desempenhou o a função de Chefe do Estado-Maior da 9ª Região Militar, comando administrativo sediado em Campo Grande, tendo sido anteriormente instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi Adido Militar na República Islâmica do Irã. Possuiu a Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Osório e a Medalha da Ordem do Mérito Militar (grau oficial).

Skip to content