Atrações musicais, de dança, culinária e artesanatos serão apresentadas neste sábado (21) como forma de celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural. A programação prevê apresentações de representantes bolivianos, paraguaios, árabes e afro na Praça da República, em frente ao Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) a partir das 18 horas. Entre as programações previstas estão a do Centro Social Boliviano, Centro Social Paraguaio, da Liga Árabe, Capoeiristas, Academia Ana Paula Honório, Oficina de Dança do Pantanal, Grupo Musical Boliviano e Grupo de Polca Paraguaia. Na praça de alimentação, comidas típicas das nacionalidades participantes e barracas com artesanatos.
Situada em uma região de fronteira, a população de Corumbá convive com várias nacionalidades e gupos culturais. O evento será realizado pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal para comemorar a data que celebra a promoção da igualdade e a valorização das manifestações culturais.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural é comemorado em mais de 100 países visando o diálogo e o desenvolvimento. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para promover a educação, a ciência e a cultura (Unesco) em 2001, mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural. Em 2005, a Assembléia Geral da organização adotou a convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais. A convenção foi promulgada no Brasil em 2007 e, até agora, 109 países já ratificaram o documento.