Prefeitura recupera ruas do Aeroporto danificadas pelas chuvas

Equipes da Prefeitura de Corumbá iniciaram esta semana os serviços de recuperação das ruas do Bairro Aeroporto, danificadas pelas chuvas ocorridas nos quatro primeiros meses do ano. Os trabalhos fazem parte de um planejamento desenvolvido sob a orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), para dotar as vias públicas de condições necessárias para garantir segurança e comodidade à população, bem como melhorias dos serviços públicos de transporte coletivo, coleta de lixo e limpeza urbana.

A ação foi desencadeada no final de março e a previsão da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos é concluir os trabalhos até o final do mês de junho. "Tivemos enormes problemas com a grande densidade pluviométrica nos primeiros meses do ano. Isto causou sensíveis danos às vias públicas, tanto na área urbana como também na rural. Foi elaborado um plano de ação e estamos dando continuidade, entrando agora no Aeroporto", informou o secretário Ricardo Ametlla.

Ele explicou que as ações no Aeroporto estão concentradas hoje nas ruas Gonçalves Dias, com a operação tapa buraco, e na Monte Castelo, com recuperação do pavimento primário (trecho não é dotado de asfalto). O secretário adiantou que na Gonçalves Dias, os trabalhos são paralelos às obras de recuperação dos trechos que receberam rede de esgoto, cuja recuperação é incumbência do Estado, via Sanesul, a exemplo de outras vias da cidade que estão sendo restauradas e acompanhadas pela Prefeitura.

Ametlla explicou que os serviços desencadeados pela empresa contratada pelo Governo está sendo acompanhada pela equipe de fiscalização e aproveitou para informar que os fiscais têm detectado muitos poços de visita da rede de esgoto sem a tampa, além de outras que apresentam rachadura, devido ao tráfego de veículos. "Já estamos notificando estes casos à Sanesul, para que sejam realizados os devidos reparos ou mesmo instalação de novas tampas", reforçou.

Minadouros

No Aeroporto, o secretário adiantou que há um agravante, devido aos minadouros, que acabam prejudicando os serviços. "Apesar de estarmos sem chuvas há algum tempo, ainda há muita água correndo pelas ruas do bairro e isto acaba atrapalhando os serviços", comentou. Os minadouros estão aparecendo até mesmo nos poços de visita da rede de esgoto, como acontece na Gonçalves Dias com a Goiás.

Além do Aeroporto, a Prefeitura está com equipes atuando em outras regiões da cidade, inclusive na área central, com recuperação de vias pavimentadas com lajotas sextavas e até mesmo paralelepípedo. As estradas vicinais também estão recebendo melhorias. "A nossa primeira preocupação inicial foram as linhas de ônibus para, em seguida, chegar a outros trechos. É o que estamos fazendo", comentou, para lembrar que são cerca de 400 quilômetros de estradas vicinais danificadas pelas chuvas.

Skip to content