O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assegurou, na noite desta segunda-feira (23), a manutenção da política de valorização dos professores e técnicos administrativos da Secretaria Municipal de Educação. O compromisso foi expresso em reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) de Corumbá, a segunda realizada em menos de uma semana. O encontro foi dirigido pelo próprio chefe do Executivo corumbaense, com participação do presidente da entidade, Luízio Espinoza. Na ocasião, Ruiter enfatizou que todos os benefícios conquistados nos últimos anos serão mantidos até o último dia da sua administração.
O prefeito citou como exemplo o Estatuto do Magistério, que está em fase final de elaboração. "Até a primeira quinzena de junho, vamos encaminhar o projeto de lei à Câmara para apreciação dos vereadores", anunciou. Outra questão abordada foi o concurso público, uma preocupação dos sindicalistas. Dias atrás, ele assinou o Decreto nº. 904, determinando o levantamento da demanda de pessoal para realização de concurso para preencher vagas ociosas causadas por aposentadorias, demissões e substituir servidores contratados por prazo determinado, inclusive professores convocados, além de formar cadastro de reserva.
O Sinted solicitou ainda do prefeito a instituição da política de Gestão Democrática praticada hoje pelo Município. O pedido foi acatado pelo chefe do Executivo, que, preocupado com futuras administrações, vai instituir esta política mediante lei, para que "futuros administradores não acabem com as conquistas assimiladas pela categoria, tornando este importante mecanismo da democracia escolar uma política pública permanente do município".
Salários
No encontro com os sindicalistas, Ruiter reforçou que dará continuidade à política salarial adotada por ele no início da sua primeira gestão, valorizando o profissional que atua na área da educação, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelo Município. Ele assegurou que a categoria terá ganho real, inclusive com o aumento do percentual para quem trabalha em região de difícil acesso, na zona rural. O prefeito anunciou também que o reajuste será retroativo a 1º de maio.