As coreografias e os sons do sapateado agora fazem parte do quadro de cursos oferecidos pela Oficina de Dança do Pantanal, mantida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Cerca de 60 alunos entre adultos e crianças estão participando das aulas que são oferecidas gratuitamente. A academia pública oferece também cursos de balé clássico, dança contemporânea, street dance, ritmos típicos e folclóricos de Mato Grosso do Sul como o siriri e o cururu.
As aulas, na qual o dançarino produz sons sincopados por meio dos sapatos, começaram neste mês de junho e são oferecidas duas vezes por semana para uma turma formada por 38 adultos. Os encontros acontecem todas as segundas e quartas-feiras. Já para 22 crianças, os passos do sapateado são ensinados aos sábados. Todos já fazem algum tipo de aula na Oficina de Dança, complementando a experiência e prática com a arte do movimento por meio do novo ritmo.
"Esta é a primeira vez que a Oficina de Dança oferece um curso de sapateado. O objetivo é formar dançarinos com conhecimento em vários ritmos e deixando-os livres para escolher àqueles que possuem maior afinidade", comentou o diretor e coreógrafo da Oficina de Dança, Joílson Joilson Silva da Cruz. A iniciativa de levar o curso de sapateado para o projeto surgiu após Joílson convidar a professora Maria Mercedes Marinho para integrar o grupo de professores, sendo que ela aceitou ensinar as técnicas do sapateado de voluntariamente.
"Estamos inicialmente fazendo um teste, para ver a aceitação das pessoas. Pela quantidade de alunos nas duas turmas já deu para notar que foi bem vista", disse a Maria Mecerdes. Nesta fase inicial, os dançarinos começam a ter contatos básicos com o ritmo e aprendem noções de memória, equilíbrio, passos e ritmo. "Qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer as aulas do sapateado. Lógico que a familiaridade com a dança ajuda, mas não é o fator determinante", complementou a professora que já fez diversos cursos de renome nacional em São Paulo e no Rio de Janeiro.