Alamedas do Cristo Redentor e do Guató já em fase de urbanização

Os cinquenta e cinco calceteiros formados pelo programa "Se Essa Rua Fosse Minha" iniciaram a urbanização das alamedas Simão Bolívar, no Bairro Cristo Redentor, e Aguapé e Vitória Régia, no Guató. Todos participaram de uma capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e, agora, estão trabalhando na pavimentação de vias localizadas em suas comunidades, por meio de lajotas sextavadas, produzida na fábrica da Prefeitura de Corumbá, localizada no barracão da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, ao lado do Paço Municipal.

O programa, considerado um dos carros chefe da administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), é comandado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Além de proporcionar melhorias urbanas nas regiões contempladas, possibilita também uma série de ações por meio de capacitação profissional e orientações, acesso à produção e geração de renda a pessoas desempregadas, como forma de resgatar a autoestima e uma melhor convivência, indispensáveis para o exercício da cidadania.

A pavimentação das alamedas nos bairros Cristo Redentor e Guatós foi iniciada pelos calceteiros após cumprimento de uma capacitação e qualificação profissional no Senai, que teve uma carga de 70 horas/aula. Todos são moradores nas regiões beneficiadas. A implantação das lajotas está sendo acompanhada por uma equipe formada por servidores da Secretaria de Integração das Políticas Sociais e da Secretaria de Infraestrutura.

A pavimentação da Alameda Simão Bolívar está a cargo dos trabalhadores residentes no Cristo Redentor. Já os do Guató, atuam na implantação das lajotas das alamedas Aguapé e Vitória Régia. Cada grupo foi dividido em duas equipes, por iniciativa deles próprios que realizam uma espécie de disputa para ver quem conclui primeiro a pavimentação de cada trecho demarcado.

Esta é a oitava edição do programa "Se Essa Rua Fosse Minha" que já capacitou 371 trabalhadores e atendeu comunidades do Universitário, Guarani, Guanabara, Camalote, Centro América, Popular Velha, Aeroporto, Jardinzinho, Piúva, Generoso, Cristo Redentor, Cherogami, Primavera, além do Distrito de Albuquerque e do 17º Batalhão de Fronteira. Nas sete etapas anteriores, a Prefeitura possibilitou pavimentação de uma área de 42.878,89 metros quadrados de ruas e alamedas; implantou 12.719,18 metros de meio fio, além de 12.365,88 metros quadrados de calçadas. Um total de 513.268 lajotas já foram implantadas nestas localidades.

Iniciado em 2007, o programa é realizado com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS). Em 2011, além do Senai, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Faculdade Salesiana de Santa Teresa, também são parceiros da Prefeitura de Corumbá na execução do programa.

Skip to content