Com quatro anos de atividades, Cerest celebra avanços na região

Corumbá tem motivos de sobra para celebrar o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, que ocorre nesta quarta-feira (27), data considerada símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho. Implantado há quatro anos – 25 de julho de 2007 – pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CREST) está em plena atividade e, somente no primeiro trimestre de 2011, já realizou mais de 2,9 mil procedimentos, entre atendimentos médicos, odontológicos, serviços sociais, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outros.

É o que informa a coordenadora do órgão Beatriz Assad, lembrando que é uma referência para toda a região, atendendo pacientes encaminhados pela cidade de Ladário. Mantido pela Prefeitura de Corumbá com apoio do Ministério da Saúde, o CEREST disponibiliza ao trabalhador, uma equipe composta por 23 servidores, sendo três médicos (dois do trabalho e um clínico geral), dois dentistas, uma fonoaudióloga, uma nutricionista, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma assistente social, uma psicóloga, cinco fisioterapeutas e três auxiliares administrativos.

Beatriz destaque que o Centro já se tornou uma "referência para o trabalhador pantaneiro". Levantamento do primeiro trimestre dá conta da realização de 133 atendimentos médicos, 69 procedimentos na área de assistência social, 2.365 fisioterapia, 58 fisioterapia domiciliar, 144 atendimentos odontológicos, 17 psicológicos, seis nutrição, 101 investigação e fiscalização de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, além de 15 notificações de acidente de trabalho. Segundo ela, o CEREST está sendo fundamental na aregião, dando todo suporte técnico e físico para o atendimento preventivo e de fiscalização na área de saúde do trabalhador.

O CEREST funciona em prédio anexo à Estação de Transbordo, na Rua Ladário. O atendimento acontece no período das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. O órgão é responsável direto pelas ações de saúde do trabalhador voltadas à prevenção, promoção, assistência e vigilância em saúde; pólo irradiador de ações de saúde, trabalho e meio ambiente na região; bem como a promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independente do vinculo empregatício, reduzindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais através de suporte técnico e científico.

Outra atribuição do centro é a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, realizando fiscalização em parceria com diversos órgãos (DRT, Justiça do Trabalho, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e outros). Beatriz destaca que, antes de procurar o CEREST, o trabalhador primeiramente deve passar pela consulta na unidade de saúde mais próxima de sua casa, que faz o encaminhamento.

Skip to content