Corumbá cumpre metas e é destaque no Programa Bolsa Família

Corumbá foi um dos municípios de Mato Grosso do Sul que cumpriu as metas pactuadas pelo Sispacto, de acompanhamento das pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família do Governo Federal, dentro do programa de alimentação e nutrição, voltado especialmente às crianças. A informação é do gerente de Atenção em Saúde da Prefeitura Municipal, Emerson Ferreira Moreira, que recebeu e-mail da Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde, parabenizando a cidade pelo cumprimento da meta.

A nota encaminhada pela gerente Maria Aparecida de Almeida Cruz observa que "é do conhecimento de todos a importância do acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família, para atingir as metas pactuadas no Sispacto. Dentre os municípios, o seu município (Corumbá) destacou-se, atingiu meta, cumpriu com as condicionalidades do PBF. Queremos através deste, parabenizá-lo pelo empenho e esforço".

"Isto é de extrema importância para a Prefeitura de Corumbá, especialmente para a Secretaria de Saúde. Demonstra mais uma vez que o Estratégia de Saúde da Família está obtendo excelentes resultados na cidade, acompanhando todos os beneficiados pelo Programa Bolsa Família em seus domicílios, principalmente as crianças, principais alvos do programa de alimentação e nutrição", observou Emerson Moreira, responsável pelo desenvolvimento das ações das equipes que integram os ESF na área urbana e rural.

O gerente adiantou que o Programa Bolsa Família, coordenado na cidade pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, tem uma participação importante das pastas de Saúde e Educação. "Todas têm que caminhar juntas para cumprimento das metas. Isto tem ocorrido em Corumbá e, na área da saúde, o trabalho é realizado pelos médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, enfim, todos os integrantes dos ESF, principalmente nas visitas domiciliares de acompanhamento das famílias", ressaltou.

A meta cumprida pela Secretaria de Saúde, conforme Emerson, é com relação ao acompanhamento do programa nutricional, via ESF, que estabelece todas as famílias cadastradas no PBF, devem levar os filhos para pesagem, consultas (se necessário) e para averiguação do cartão de vacinação para se saber se todas as vacinas estão em dia. "Isto tem que ocorrer duas vezes por ano e, no primeiro semestre, atingimos a meta estabelecida e já estamos trabalhando para repetir o mesmo no segundo semestre", acentuou.

Outro fator importante destacado por Emerson Moreira é que, com o cumprimento de metas, a cidade mantém todas as famílias beneficiadas dentro do programa do governo brasileiro. "Por isso é importante o trabalho conjunto de todas as pastas envolvidas para manter estas famílias no programa. O fato de termos atingido a meta estabelecida, demonstra que todas estão trabalhando de forma séria, atendendo a população considerada mais carente, que é o alvo do Programa Bolsa Família. No caso da Saúde, isto é feito pelas equipes do Estratégia de Saúde da Família que, diariamente, estão em campo, atendendo a população em seus domicílios", concluiu.

Skip to content