Os dois Centros de Referência de Assistência Social localizados na zona sul da cidade vão atuar de forma integrada, para atender uma grande população dos bairros existentes na região. Foi o que informou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa, durante a solenidade de inauguração do prédio que abrigará o CRAS IV, do conjunto habitacional PAC – Casa Nova. "São mais de cinco mil famílias nesta região que precisam ser atendidas e os dois vão atuar de forma integrada, para melhor atender a população, prestando um serviço de fortalecimento e convivência dos vínculos familiares por meio de palestras, programas e projetos de inclusão produtiva desenvolvidos pela Prefeitura", adiantou.
Segundo ele, o CRAS II, da Nova Corumbá, atuará de forma conjunto com o novo IV, dentro daquilo que preconiza a assistência social, no desenvolvimento de ações de proteção social básica às famílias. Haroldo classificou o novo prédio como "fantástico", resultado dos investimentos da Prefeitura em grandes projetos, acompanhados de equipamentos importantes voltados para a área social. "Não estamos construindo só casas. Tudo vem acompanhado de escolas, unidades de saúde, praças esportivas, asfalto e esta estrutura fantástica, o CRAS", ressaltou.
Haroldo comentou que o novo empreendimento será de extrema importância para o combate às vulnerabilidades sociais, acabar com as exclusões sociais, principalmente "combatendo as violências, abusos e exploração de nossas crianças, adolescentes, idosos e as mulheres". Já anunciou qualificação profissional dos servidores, dentro de um compromisso da administração de melhor atender a população, e que todos os investimentos representam "a contribuição da administração municipal visando o exercício pleno da cidadania por parte das famílias mais necessitadas de Corumbá.
O vereador João Bosco da Silva e Souza (PT) representou a Câmara Municipal na inauguração do CRAS IV e em seguida da praça esportiva do PAC – Casa Nova. Foi taxativo ao afirmar que "são dois empreendimentos fundamentais que acompanham um projeto habitacional importante para reduzir o déficit habitacional. Todos estão articulados com o conjunto e realizam desejos antigos da população da parte alta da cidade que, em um mesmo espaço, passam a contar com vários benefícios, além da casa própria".