Prefeitura leva atendimento aos ribeirinhos do Passo do Lontra

As 31 famílias ribeirinhas residente na região do Passo do Lontra, nas margens do rio Miranda, receberam uma série de serviços oferecidos pela Prefeitura de Corumbá. A Secretaria de Assistência e Cidadania, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, distribuiu roupas seminovas, arrecadadas nas campanhas promovidas pelo Município, e colchas, oferecidas pela Receita Federal. Já a Secretaria de Saúde disponibilizou atendimento médico, vacinas e palestras sobre Segurança no Trabalho.

Dois médicos, uma enfermeira, um dentista, uma vacinadora, uma técnica de enfermagem, um técnico de higiene bucal, um técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Núcleo de Atendimento a Saúde (NAS) participaram da ação, realizada durante todo o sábado (01). Os ribeirinhos ainda foram orientados sobre como tratar a água utilizada no consumo diário, após os moradores relatarem ocorrências de casos de diarréia e vômito.

Outros temas, como planejamento familiar e a utilização de equipamentos de proteção pessoal na pesca, também foram apresentados aos pescadores e seus familiares. As crianças de 0 a 5 anos foram todas pesadas. Apenas uma, com três meses de vida, estava abaixo do peso ideal. Ela passou pelo médico e os pais foram orientados sobre a importância do aleitamento materno.

Na oportunidade, a Defesa Civil atualizou o cadastro dos ribeirinhos. Durante todo o dia, foram realizados 22 atendimentos médicos, 40 de enfermagem e 11 procedimentos odontológicos. 42 doses de vacinas foram distribuídas entre os ribeirinhos. Esta é a segunda grande ação desencadeada pela Prefeitura no Passo do Lontra. A primeira ocorreu em abril, no auge da cheia do Pantanal. A região, um dos principais destinos pesqueiros do município, fica a 120 quilômetros da área urbana de Corumbá.

Skip to content