Saúde disponibiliza doses de vacinas contra Influenza A (H1N1)

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá está disponibilizando doses da vacina contra a Influenza A (H1N1) para crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com viagem marcada para a Bolívia, e que ainda não foram imunizados este ano. O reforço faz parte de uma estratégia adotada pelo setor de saúde pública, tendo em vista os casos de gripe ocorridos na Bolívia. A ideia inicial era montar um posto na fronteira com o país vizinho, mas como não há doses suficiente, optou-se pela vacinação da própria população corumbaense que ainda não está imune à doença.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, as doses, mil ao todo, foram repassadas pela Secretaria Estadual e estão disponíveis até o final do mês. Ela observa que a vacina faz efeito em um prazo de 15 dias e somente quem for viajar para a Bolívia, após este período, deve receber a dose, caso ainda não tenha sido vacinado. Como se sabe, a vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, inclusive a Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína.

As doses podem ser encontradas nas Unidades de Saúde Gastão de Oliveira, no Bairro Maria Leite; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na Popular Nova; Paulo Maissato, na Nova Corumbá; Vitória Régia, no Vitória Régia; Dom Bosco, no Dom Bosco; Ladeira Cunha e Cruz, no centro, e Ênio Cunha, na Cervejaria. Além da imunização, a Prefeitura mantém vigilância na rede hospitalar e, conforme Viviane, a situação em Corumbá está sob controle, diante das duas últimas campanhas, em 2010 e 2011. Em 2010, por exemplo, foram imunizadas 50.985 pessoas das mais diferentes faixas etárias. Agora em 2011, o número ainda não foi fechado, mas dados iniciais demonstram que está na mesma faixa.

Skip to content