A 6ª edição do Circuito Corumbá de Corrida de Rua, realizada entre os meses de maio e outubro, bateu recorde de participantes. Somadas as seis etapas, mais de 1 mil atletas correram na competição organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esportes (Funec). "Foi um ano muito bom. Primeiro porque criamos a categoria Educacional, segundo porque tivemos uma média de participação maior que nos outros anos, tanto é que na última prova foram mais de 80 participantes", avaliou o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Júnior.
A categoria Educacional foi disputada por adolescentes entre 10 e 16 anos, sempre no percurso de cinco quilômetros. "Além dos jovens da cidade, tivemos a presença dos alunos do projeto que a Marinha executa em Ladário, o Forças no Esporte. Isso é muito bom porque precisamos ter uma nova safra de desportistas e estas iniciativas são fundamentais para isso", continuou Miranda, que destacou ainda a consolidação do Circuito Corumbá no calendário esportivo da região pantaneira.
"Ele está solidificado no calendário do Estado. São seis anos ininterruptos. E esse ano muito mais forte, com a participação da Marinha, do Exército, do Corpo de Bombeiros, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e do Sesi. Ano que vem, com toda certeza, tende a ser ainda melhor", considerou. Estas parcerias, ainda de acordo com o diretor-presidente da Funec, beneficiam diretamente a população, que procura por alternativas saudáveis e melhor qualidade de vida.
"São parcerias que mostram que a população quer, gosta e procura as práticas esportivas, neste caso a corrida de rua. E o Poder Público tem o papel de ser o indutor deste processo e criar condições para que se tenham as provas sempre com segurança e tranqüilidade. São seis anos sem acidentes e sem nenhum problema. Esse é um processo de transformação que está solidificado", completou Heliney. As seis etapas tiveram suporte da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat).
Caminho certo
O presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber, participou da premiação dos vencedores da 6ª edição do Circuito Corumbá de Corrida de Rua, onde destacou a iniciativa da Prefeitura e a importância da prática esportiva para a toda a sociedade. "Entendo que o esporte de um modo geral ganha uma relevância na medida em que não é mais apenas uma questão de competição. As pessoas ainda têm a cultura da prática esportiva por este lado, sendo que hoje, na verdade, o esporte é saúde, uma questão de necessidade uma vez que o País vai se tornando obeso e idoso", afirmou.
Segundo Steinhilber, a atividade física deve fazer parte da vida desde a infância. "Se não trabalharmos a criança desde a base para que ela perceba a importância de adotar um estilo de vida ativo, teremos um Brasil que vai gastar muito mais dinheiro para conseguir combater as doenças agravadas pelo sedentarismo, tipo obesidade, problemas circulatórios. O esporte hoje é o remédio mais barato que as políticas públicas devem adotar para realmente ter uma contribuição no sentido de formarmos campeões para a vida".
Nesta direção, o presidente do Confef ressaltou a importância das entidades esportivas dentro do Poder Público. "A Fundação é um fator fundamental dentro de uma administração. Ela deve fomentar as práticas desportivas, a competição, que também são importantes. Uma coisa não excluiu a outra. Precisamos do esporte de competição para termos o ídolo, o exemplo, o que incentiva a pratica esportiva. Mas dentro disso é necessário que as políticas públicas incentivem a continuidade desta pratica. Ou seja, vamos ter o campeão, mas também é preciso incentivar que a sociedade de continuidae a este trabalho".
"Neste sentido a Fundação de Esportes tem um papel fundamental na medida em que um prefeito, entendendo esta importância, perceba quanto isso vai economizar para ele em termos de atendimento em saúde, uma vez que a população estará mais saudável. Entendo que a Fundação de Esportes é, na verdade, o fator de saúde porque a própria Secretaria de Saúde trata só da doença. Quem garante a boa saúde é o esporte", complementou.