A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, por meio da Coordenação Geral de Atenção à Saúde, recebeu na última terça-feira (22), a Oficina de Tutores da Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). A capacitação é um instrumento para fortalecer as ações de apoio e promoção à alimentação das crianças entre seis e 24 meses, no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com o intuito de incentivar a orientação alimentar para esta faixa etária como atividade de rotina nos serviços de saúde.
Conforme o coordenador geral de Atenção à Saúde, Emerson Ferreira Moreira, a maior preocupação do Município é como os profissionais, incluindo enfermeiros, agentes de saúde, médicos e dentistas, podem oferecer tais orientações às mães, sem que elas se sintam desprezadas, ou seja, respeitando seus hábitos, cultura e as próprias dificuldades financeiras, no momento da introdução da alimentação complementar. "No entanto, como temos obtido bastante sucesso com a experiência da Rede Amamenta, esperamos também prosperar agora nesta fase", completou.
Esta etapa de capacitação do ENPACS foi coordenada em Corumbá pela nutricionista Ângela Bahia, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, recebendo inclusive participantes de outros municípios da região. Ela explica que principal objetivo da iniciativa é incentivar a orientação da alimentação complementar como atividade de rotina nos serviços de saúde, contemplando a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade, respeitando a identidade cultural e alimentar da região.