Ritmos do Atabaque abre a programação de fim de ano esta noite

O projeto Ritmos do Atabaque marca a abertura das comemorações do final de ano em Corumbá e a chegada de 2012. O evento acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 20 horas, e vai reunir religiosos da umbanda e do candomblé, que serão responsáveis por uma apresentação variada, com destaque para as músicas que fazem parte da cultura afro-brasileira. A festa será no Teatro de Arena do Porto Geral, na Rua Manoel Cavassa às margens do rio Paraguai. Estrutura está sendo montada no local que terá comidas e produtos religiosos, além de espaço para atendimento ao público (consultas individuais para adivinhações).

Ritmos do Atabaque será realizado pelo terceiro ano consecutivo em Corumbá. O evento é uma parceria entre as entidades religiosas e a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Faz parte da programação de Louvação a Iemanjá, evento tradicional e que integra o calendário cultural da cidade. Os festejos vão até as primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2012.

O projeto foi idealizado pelos próprios religiosos e inserido no calendário das festividades de final de ano de Corumbá. Vem ao encontro da política adotada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que é apoiar e manter as tradições culturais, entre as quais as religiões de matrizes africanas. No local a sociedade corumbaense e os turistas terão oportunidade de conhecer um pouco mais das manifestações religiosas de culto africano.

Além do Ritmos do Atabaque, a programação de fim de ano em Corumbá prevê para a sexta-feira (30), a Louvação a Iemanjá, às margens do Rio Paraguai, na prainha do Porto Geral. No local, a população realiza suas manifestações, inclusive com oferendas à Rainha das Águas. O programa acontece a partir das 19 horas. Para o dia 31 a Prefeitura programou a Benção de Ano Novo. Será a partir das 22 horas, no Cristo Rei do Pantanal, no Morro São Felipe, com direito a um show pirotécnico a partir das 23h59, para saudar 2012.

Skip to content