Corumbá comemora diminuição dos casos de cáries entre jovens

Pelo quinto ano consecutivo, Corumbá registra redução no índice de cáries entre crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos. Levantamento Epidemiológico de Cárie (CPOD) foi de 1,77, bem abaixo do valor preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), equivalente a 3,0. O resultado mostra que as ações preventivas e educativas realizadas pelas equipes da Saúde Bucal do Município estão surtindo resultados. "A redução notável do índice de cárie infantil no município se deve a uma interação frutífera e determinante das ações dos profissionais da Saúde Bucal em suas respectivas tarefas e ponderados trabalhos preventivos", observou o Coordenador Geral de Saúde Bucal Zacaria Omar.

O indicador reforça a diminuição dos casos de cáries entre os 06 e 14 anos em Corumbá. O mesmo levantamento já foi realizado em anos anteriores no município. O índice CPOD (Dentes Cariados, Perdidos ou Obturados), no ano base de 2009 foi de 2,05. Em 2006, o CPOD era de 2,93. Já em 2007, caiu para 2,61 e, no ano seguinte, para 2,28. Para continuar com resultados positivos, a Prefeitura conta com uma série de iniciativas que buscam a prevenção e a educação sobre higiene bucal.

Entre as ações está um programa educativo voltado para as escolas. Os profissionais visitam diariamente as unidades educacionais municipais e estaduais onde realizam ações preventivas, como escovação supervisionada, aplicação de flúor e ações educativas. Anualmente, a Prefeitura entrega 90 mil escovas infantis. "Atividades do gênero, dentre outras, são responsáveis pela redução do índice de cárie e enfermidades orais infantis no município, favorecendo uma maior qualidade de vida ao futuro da nossa sociedade corumbaense", complementou o cirurgião-dentista.

Os resultados positivos acompanham a expressiva atenção dada pelo Município para a saúde bucal de toda a população corumbaense, de acordo com Zacaria. Entre as conquistas, estão a implantação de mais quatro equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família(ESF); ampliação do número de profissionais no quadro efetivo de Cirurgiões Dentistas e auxiliares; pronto atendimento Odontológico 24 horas no Pronto Socorro Municipal; Centro de Especialidades Odontológicas(CEO); equipe de educação e prevenção escolar e coletiva; pólos de Atendimento odontopediátrico; inserção do Programa de Atendimento Especializado para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais; atendimento Buco-Maxilo-Facial; capacitações permanentes e periódicas a todos os profissionais do segmento da saúde Bucal, entre outras melhorias.

"O Prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira – PT) vem ampliando o quadro de Cirurgiões Dentistas e desenvolvendo novos meios de atendimento na rede pública no intuito de promover e expandir o acesso da comunidade corumbaense à assistência odontológica , garantindo a ascensão e qualidade aos nossos munícipes", complementou o Coordenador Geral de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais da área recebem constante capacitação. Desde setembro, um curso é oferecido a estes servidores dividido em dez módulos e duração de 80 horas/aula. Na ação são abordadas questões técnicas da odontologia, bem como atendimento e acolhimento de pacientes.

Skip to content