Diagnóstico da saúde na fronteira vai auxiliar criação de comitê

Autoridades de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, estão levantando a real situação da saúde pública na região, diagnóstico que será de extrema importância para implantação de um comitê de saúde na fronteira, com ações mais específicas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, como já ocorreu na fronteira do Brasil com o Paraguai, envolvendo as cidades de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no departamento paraguaio de Amambay, desenvolvido com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está prestando consultoria nos trabalhos realizados na região pantaneira.

A implantação do comitê de saúde surgiu após uma reunião entre representantes dos setores de saúde pública de Corumbá e da Província de German Busch, envolvendo a subsecretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, Maria Antonieta Sabatel, além de outros técnicos da pasta, e do médico Esthelwaldo Justiniano e o técnico Ronald Vargas, ambos da Rede de Saúde da Província de German Busch, quando a questão foi levantada e decidiu-se pela realização de uma consulta à Fiocruz, que já desenvolve trabalho semelhante em outras regiões brasileiras.

Na manhã desta terça, a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura, além de parceiros, visitaram as unidades de saúde de Quijarro e Puerto Suarez, com as presenças de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio da Cunha e de Antonio Flávio Ferraz. Antonieta Sabatel destacou que a visita faz parte de uma estratégia para "se conhecer a realidade dos hospitais bolivianos, como também de Corumbá. Somente após isto, com um diagnóstico em mão, iremos implantar um comitê de saúde na fronteira", observou.

Durante toda manhã, a equipe brasileira visitou hospitais e unidades de saúde de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, acompanhados do do médico Esthelwaldo Justiniano, e de outras autoridades do setor de saúde da Bolívia. Antonieta ressaltou que foi importante, pois além de conhecer a realidade das duas cidades, permitiu uma troca de informações, importante para elaboração de um relatório final, que será concluído na quarta-feira, quando as autoridades bolivianas vêm a Corumbá, visitar a Santa Casa e o Pronto Socorro, para conhecer a realidade local.

Rivaldo Venâncio conversou bastante com os médicos bolivianos e deixou evidenciado que o comitê será importante para elaboração, implementação e efetivação de projetos voltados para a saúde da população, como também de cooperação técnica, inclusive pesquisas científicas, treinamentos, conferências, seminários, exposições e outras formas de divulgação dos avanços técnicos e científicos, do Brasil e da Bolívia.

Antonieta lembrou que, após a implantação do comitê, que deverá ter participação dos diretores clínicos dos hospitais de Corumbá e das duas cidades bolivianas, será criado um sistema de comunicação entre os médicos brasileiros e bolivianos, para facilitar inclusive, os atendimentos nas unidades hospitalares.

Na Bolívia, o grupo formado por representantes da Secretaria de Saúde, Fiocruz e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, visitou o Hospital Príncipe da Paz, a unidade Pro Salud e o Centro de Salud San José, em Puerto Quijarro, além do Hospital San Juan de Dios e o Centro Integral de Diagnostico San Juan de Dios, em Puerto Suarez. Na quarta, a visita técnica acontece pela manhã, no Pronto Socorro Municipal e na Santa Casa de Corumbá.

Skip to content