A Bateria Show Corumbá abriu neste domingo (08), na Ferradura do Porto Geral, a programação oficial do maior e mais animado Carnaval do Centro-Oeste brasileiro. Comandado pelo mestre Ninho, o grupo tocou por quase de 3 horas e reuniu interpretes e compositores de praticamente todas as 10 agremiações que integram a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). No repertório, alguns dos sambas enredos que marcaram a folia pantaneira.
Até o dia 05 de fevereiro, o Pôr do Som, projeto coordenado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, será todo voltado ao samba. Nos próximos quatro domingos, uma atração diferente vai animar a tarde dos corumbaenses e preparar os foliões para o Carnaval 2012. E a festa está praticamente toda preparada pelo Executivo. Na última sexta-feira (06) as entidades que fazem parte da organização definiram os últimos detalhes para as noites na avenida General Rondon, a Passarela Pantaneira do Samba.
"Pelo fato do Carnaval ser uma festa muito grande, temos que dar atenção a todos os aspectos, principalmente na questão da segurança. A reunião foi para ajustar todas as preocupações em relação a isso. A parceria é imprescindível para que a gente una esforços e faça um carnaval mais seguro para esse ano de 2012", afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira. Representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal participaram do encontro, realizado no Centro de Convenções do Pantanal.
A Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Infraestrtura, Habitação e Serviços Urbanos, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), do Conselho Tutelar e da Liga dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc) também estiveram na reunião. Com relação ao último ano, algumas mudanças pontuais vão oferecer maior conforto a população e turistas que visitam a cidade durante a festa. O tradicional Desfile de Fantasias do Corumbaense Futebol Clube, por exemplo, volta para o ginásio de esportes.
Os blocos independentes, que arrastam multidões durante as madrugadas de Carnaval, ficarão concentrados em uma arena que será montada próximo ao Ginásio Poliesportivo. A proposta é de que esses blocos não desçam mais pela General Rondon. "Nosso objetivo é minimizar o máximo possível as ocorrências policiais, garantindo uma festa alegre e tranqüila a todos", justificou Rodolfo. Em 2012, o Sandálias de Frei Mariano, vai homenagear Heloísa Urt, uma das fundadoras do bloco oficial da Prefeitura de Corumbá.
O Jardim da Folia, onde acontece o Concurso de Marchinhas, o Encontro de Estandartes dos Cordões, Concurso de Fantasias Infantil, e a exposição de fotografias Carnaval de Todos os Tempos, será mais uma opção para os foliões. No Distrito de Albuquerque, o baile infantil e o show baile acontecem no dia 18 de fevereiro, mesma data em que se apresentam na cidade os blocos oficiais da Liblocc. O domingo, dia 19, é reservado para as escolas do grupo de acesso da Liesco. Na segunda-feira desfilam as interantes do grupo especial. O carnaval Cultural é a atração da terça-feira, quando o grupo Revelação se apresenta na Praça Generoso Ponce.