O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) esteve na vice-governadoria em Campo Grande nesta terça-feira (10), acompanhado do deputado estadual Paulo Duarte (PT), para discutir com a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB) o andamento das obras do Governo do Estado em Corumbá. O principal assunto do encontro foi a contratação de uma empresa para realizar os serviços de recuperação da ponte sobre o Rio Paraguai, danificada em maio do ano passado, após a colisão de um empurrador contra o pilar central da estrutura, e que até o momento não foi concertada, causando grande desconforto aos motoristas que passam pelo local e têm de enfrentar filas.
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a empresa responsável pelo serviço, a Novata Engenharia Ltda. De acordo com o Executivo estadual, por enquanto as obras devem abranger a parte de cima da ponte da BR-262, sendo que a estrutura da parte de baixo ainda aguarda análise de projeto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão responsável pela rodovia. O aviso de dispensa de licitação estabelece orçamento de R$ 6.276.490,26 para as obras de recuperação e reforço das estruturas da ponte.
O saneamento foi outro tema da reunião, setor em que o município está recebendo importantes obras com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e com execução da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Conforme Ruiter, a Prefeitura conclui no início de fevereiro os processos licitatórios referentes a quatro obras que serão executadas este ano como parte PAC 2. "São escolas e obras de infraestrutura urbana cujo início depende da conclusão do sistema de água e esgoto. Por isso, vim solicitar à vice-governadora um esforço para que a população possa ser beneficiada o mais rápido possível", disse.
Na ocasião, a vice-governadora afirmou que, se as chuvas contribuírem, o sistema de abastecimento será concluído até o final de março. "As obras de saneamento básico estão bem adiantadas em Corumbá e, quando concluídas, vão beneficiar mais de 800 famílias", salientou. Ela referiu-se às famílias beneficiadas com o novo conjunto habitacional localizado no Bairro Guató, o PAC Casa Nova. São 800 unidades habitacionais, sendo que 331 famílias já foram reassentadas e as outras 469 só aguardam a conclusão das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e da rede de esgoto.
"Tivemos uma excelente reunião. Agora vamos aguardar a volta do governador André Puccinelli em fevereiro, quando vou solicitar uma nova audiência para fecharmos os últimos detalhes", adiantou Simone. Também para Ruiter, o encontro foi bastante proveitoso e certamente resultará na aceleração do atendimento a algumas demandas cruciais para parcelas da população corumbaense, como a conclusão das obras de água e esgoto e, principalmente, a recuperação da ponte sobre o Rio Paraguai. Ele acredita que uma agenda com o governador no próximo mês contribuirá ainda mais para acelerar tais processos.