A partir do ano letivo de 2012 os alunos da Rede Municipal de Ensino não terão apenas quadro, giz e livros como instrumentos de aprendizagem. Iniciativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as novas ferramentas tecnológicas e pedagógicas, vai utilizar novos meios de repassar conhecimento e proporcionar maior interação entre os estudantes. As mudanças passam por alterações nas matrizes curriculares e jornadas estendidas, além do período integral.
Duas escolas municipais de Corumbá passam a ter horário de entrada e saída diferenciados. A chamada jornada estendida começa às 7 horas da manhã e termina às 12h no período matutino e das 13h às 18h no vespertino. A medida é aplicada nas escolas Pedro Paulo de Medeiros e Almirante Tamandaré. Para não cansar o aluno e consequentemente diminuir o interesse pelas aulas, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a coordenação pedagógica da escola, elaborou novas disciplinas e metodologias mais dinâmicas.
Além da Base Nacional Comum, que engloba a alfabetização, letramento em linguagem e matemática, ciências naturais e humanas e suas tecnologias, os alunos têm aulas da Base Diversificada. Os novos componentes são: orientações para o estudo e pesquisa (estudo dirigido; produção de texto e oralidade); atividades esportivas artísticas e culturais (conhecimento de artes e de línguas estrangeiras) e formação pessoal (identidade, autonomia e valores humanos, bonito por dentro e por fora, juventude em ação e projetando o futuro).
Nesta quarta-feira (08) o secretário de Educação, Hélio de Lima, acompanhou o andamento da primeira semana da jornada estendida na escola municipal Pedro Paulo de Medeiros. Os alunos participavam de uma atividade coletiva no pátio da unidade. Durante o encontro, os estudantes receberam informações de como serão as aulas a partir deste ano letivo. "Queremos preparar os estudantes para as novas ferramentas digitais e os desafios que irão enfrentar durante toda a vida", observou Hélio.
A nova proposta, que também é aplicada em outras escolas da Reme, é utilizar a sala de informática não apenas para aulas de computação, mas principalmente em outras disciplinas. Durante a visita de boas-vindas nas unidades da rede municipal, o secretário de Educação mostrou um tablet, com vídeos contendo aulas da Khan Academy e da Educopedia duas plataformas de ensino recomendadas pela Secretaria Municipal de Educação aos estudantes da Reme.
Além de usar data-show, computadores, tablets e outros recursos durante o período de aula, a rede municipal tem mais inovações. Para mudar a configuração das salas, com alunos enfileirados, a sugestão da equipe técnica de Educação do Município é que as carteiras sejam dispostas de maneira diferente, seja em formato de "U" ou com alunos sentando em duplas. O aviso sonoro que informa a mudança de aula ou hora do intervalo também reserva novidades. Ao invés do som de sinos, as escolas passarão a tocar música clássica.