A Prefeitura Municipal dá sequência ao projeto Corumbá mais Verde e prepara o plantio de mais 3.045 mudas de árvores nativas. É o que informa a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciene Deová de Souza Assis. São as mais variadas espécies, inclusive Palmeira Imperial, responsável pelo embelezamento de uma das mais belas avenidas da cidade, a General Rondon. Todas estão no viveiro da Prefeitura, no Paço Municipal, junto com outras 36.000 mudas de plantas ornamentais, e 4.412 metros quadrados de grama esmeralda.
O programa foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) em sua primeira gestão, com o firme propósito de resolver um dos graves problemas da cidade, a falta de arborização urbana. Luciene destaca que, além das árvores nativas, a Prefeitura prepara plantio de mudas de plantas ornamentais nas rotatórias, canteiros e praças públicas da cidade. O serviço será executado por uma empresa contratada pelo Município, que será responsável também pelo plantio das arvores nativas. "O processo licitatório já foi concluído e esta empresa será responsável pela continuidade da execução do Corumbá mais Verde", explicou.
As mudas de árvores nativas já estão todas no viveiro municipal, inclusive com o respectivo atestado fitossanitário. São 150 unidades de Jacarandá, 450 de Pata de Vaca, 100 Flamboyant, 150 Sibipiruna, 100 de Pau Brasil, 350 de Ipê Roxo, 350 de Ipê Branco, 350 de Ipê Amarelo, 150 de Jatobá, 350 de Oiti, 150 de Pequizeiro, além de 45 mudas de Palmeira Imperial e 350 de Munguba. A diretora da Funterra explica que são mudas já prontas para o plantio, com 1,60m de altura, exceto a Palmeira Imperial, todas com uma média de três metros.
Além de substituir árvores condenadas existentes na cidade, a Prefeitura vai também atender solicitação da população que deseja plantar uma árvore em frente de casa. O pedido pode ser feito pelo telefone 3907-5342. A partir desse contato, a Funterra encaminha um técnico para analisar as características do local e definir qual a espécie ideal que deve ser plantada, principalmente se no local há rede de energia elétrica. "Nesse caso, temos que plantar uma árvore de pequeno porte para evitar problemas no futuro", comentou a diretora.
Na visita, além de escolher a espécie apropriada, são observados outros detalhes como rede aérea, espaço, edificações próximas, entre outros quesitos. Somente após isto é autorizado o plantio, sem cobrança de qualquer tipo de taxa. A única exigência é que o morador "adote a árvore" plantada, cuidando bem dela. "Isto é de extrema importância. O nosso maior problema tem sido depredação. Grande parte das árvores plantadas até hoje, dentro do projeto Corumbá mais Verde, não sobreviveu. A própria população arrancou. Por isso é importante que o morador cuide", disse Luciene.
Ela solicita que a população corumbaense siga o exemplo dos moradores e comerciantes da Rua Delamare, entre a Quinze de Novembro e Sete de Setembro. A Prefeitura plantou mudas de Patas de Vaca, atendendo pedido feito por meio de um abaixo-assinado, encabeçado por Augusta Inês Santa Lucci Rettore. Hoje, o trecho é um dos mais arborizados da área central da cidade, disputado pelos motoristas, graças à sombra proporcionada pelas Pata de Vacas que, até hoje, ainda são cuidadas pela comunidade local.
Subprojetos
O Corumbá mais Verde abrange três subprojetos: Palmeiras Imperiais, Mancha dos Flamboyants e Arborização Urbana. Todos estão em andamento na cidade, com apoio do Viveiro Municipal que passa ser trabalhado também pela empresa vencedora da licitação. A idéia é tornar o local auto-suficiente na produção de mudas de árvores nativas e ornamentais, como forma de dotar a cidade de uma arborização adequada, minimização problemas como calor, ruídos, poluição atmosférica e rajadas de vento, além de proporcionar embelezamento das praças e vias públicas.
A diretora lembra que, na arborização urbana, já foram feitos plantio de mais de 15 mil mudas de árvores no centro e bairros da cidade. Além da aquisição de mudas, a Prefeitura trabalha também a produção em seu viveiro, para assegurar o plantio ininterrupto, trabalho reforçado agora, com a contratação da empresa que será responsável pela arborização consciente e planejada no município, além de substituições e repovoamento de espaços públicos com mudas arbóreas, ajardinamento de praças, rotatórias, canteiros e demais áreas verdes urbanas.
As mudas de plantas ornamentais que vão reforçar o projeto são seis mil unidades de Azulzinha, seis mil de Vinca, seis mil de Russélia, seis mil de Icsória, seis mil de Icsória Amarela, seis mil de Moréia, além de 4.412 metros de grama esmeralda. A previsão é atender as rotatórias existentes na cidade, bem como os canteiros centrais e canteiros localizados nas esquinas centrais, com equipamentos de acessibilidade.
Levantamento da bióloga Marina Daibert, da Funterra, dá conta que, em 2011, a Prefeitura efetuou o plantio de cerca de 2,5 mil mudas em todo o perímetro urbano, atendendo inclusive solicitações da população, e também para atender as necessidades, conforme orientação dos técnicos da fundação. Foram plantadas Ipês (rosa, roxo, branco e amarelo), Oitis, Jacarandás, Sibipirunas, Patas de Vaca, Castanheiras, Barrigudas e Flamboyants, além de outras mudas ornamentais que contribuíram para o embelezamento da cidade.
"Estima-se que houve uma perda de, aproximadamente, 40% do total, devido ao vandalismo, falta de rega, pragas, dentre outros", revelou a bióloga, adiantando que a Prefeitura já está realizando a substituição. "É sempre importante lembrar que, sem a parceria da população, essas mudas não conseguem atingir o porte adulto e assim, desempenhar o seu papel que é proporcionar sombra, embelezamento, diminuição da temperatura, captação de CO2, entre outros benefícios", cobrou.