Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, os blocos e as escolas de samba de Corumbá vão entrar na avenida com a 'faca entre os dentes'. Vão disputar títulos e mostrar que aqui, realmente se realiza o maior carnaval do centro-oeste brasileiro. E as agremiações vão para os desfiles sabendo que, nos últimos oito anos, a folia cresceu, desenvolveu, está bem próximo da profissionalização. E foi este crescimento um dos principais assuntos abordados durante boa parte da quinta-feira (02), em um encontro realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), que reuniu representantes das agremiações corumbaenses, como também da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Libloc) e de dirigentes de blocos. Foi uma reunião regada a um suculento churrasco e muito samba.
O encontro foi prestigiado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), os dois bastante elogiados pela direção da Liesco, da Libloc e das próprias agremiações. "Estamos vivendo um momento ímpar do nosso carnaval. Ultrapassamos fronteiras e hoje estamos também na Sapucai. Temos uma outra visão", relatou José Martinez, presidente da Liesco. Ele explicou que o encontro aconteceu justamente para permitir um "momento de conversa, de trocar ideias, e para agradecer àquelas pessoas que tanto contribuíram para chegarmos onde chegamos", disse.
Ao chamar o presidente da Libloc, Catarino de Oliveira, Martinez agradeceu publicamente o apoio do prefeito Ruiter Cunha e do deputado Paulo Duarte "pelo novo carnaval de Corumbá", pensado anos atrás, antes mesmo de Ruiter assumir sua primeira gestão, quando ainda era um dos assessores do então governador Zeca do PT, juntamente com Duarte. Segundo o presidente, após Ruiter assumir a Prefeitura, a folia ganhou novo formato e, hoje, é uma referência até em outras regiões, se referindo à Inocentes de Belford Roxo, que homenageia Corumbá no desfile do Rio de Janeiro.
O prefeito foi elogiado também por Catarino e pelo presidente da A Pesada, Neidival Colombo. "O Ruiter tem o sangue do carnavalesco correndo na veia dele. A Pesada só tem que agradecer. Ele está fazendo este povo feliz", comentou, para em seguida ressaltar o trabalho de outros dois corumbaenses pelo engrandecimento do carnaval local, o deputado Paulo Duarte e o senador Delcidio do Amaral (PT).
Duarte optou por ficar em Corumbá, participar do encontro. Pela manhã, ele tinha a abertura dos trabalhos do ano legislativo na Assembleia. Conversou bastante com os presentes ao evento, realizado na Chácara da Mil, e lembrou que, 10 anos atrás, o carnaval corumbaense se resumia ao axé, "não que seja contra, a Cláudia Leitte deu um show na abertura do nosso carnaval nesta madrugada, mas a nossa cultura é samba. Hoje, recuperamos tudo isso e atingimos um nível, um momento que deve continuar. O carnaval é importante para a cidade. Gera emprego, renda, riqueza", destacou, para elogiar os povo corumbaense, "que faz o carnaval. Tenho certeza de que este ano, o nosso carnaval vai arrebentar a boca do balão. Será o melhor carnaval da vida de Corumbá", previu.
Festa bonita
O prefeito, por sua vez, elogiou a iniciativa da Liesco em realizar o encontro, proporcionando "um momento para falar de samba". Comentou que o samba, o carnaval, representa a "identidade do povo corumbaense", e que no passado, o povo estava distante pelo fato do samba também estar distante da folia de momo. Disse que o carnaval foi resgatado e que é o povo corumbaense o ator principal da festa, "entende do riscado".
Ruiter lembrou o lançamento do carnaval corumbaense em Campo Grande. "Os meninos deram um show lá. Emocionou muita gente. O povo agradeceu. Boa tarde, boa tarde… não é para qualquer um", celebrou, se referindo ao início da apresentação na Capital, com Roxo cantando o 'hino' do carnaval corumbaense, do bloco Flor de Abacate. Comentou que este é o último ano de seu governo e pediu para que todos "continuem assim" e que levem "tudo isso para a avenida, alma, sentimento".
Citou também a homenagem que a Inocentes de Belford Roxo faz a Corumbá, no carnaval do Rio de Janeiro. "Tivemos a Salgueiro, mas não falou em MS na letra. A Inocentes é Corumbá, o Banho de São João, as nossas culturas", comemorou, para em seguida lembrar o show de Claudia Leitte, que marcou o início da festa com chave de ouro.