Centros sociais e de saúde efetivam políticas para as mulheres

Nesta quinta-feira (08), durante a solenidade de entrega de homenagens para mulheres que se destacam em diversas áreas de atuação em Corumbá, foi reforçado o espaço que a mulher vem conquistando em vários segmentos e a importância delas para a construção de políticas voltadas para toda a sociedade. Entre os avanços conquistados pelo público feminino em Corumbá destacam-se a criação de uma pasta da Administração Municipal exclusivamente voltada para os interesses das mulheres, no caso, a gerência de Articulação de Políticas para a Mulher, implantada em 2005, início da gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Na área social, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) oferecem cursos profissionalizantes e oportunidades de uma nova vida, por meio de um trabalho. Na saúde, o Centro da Saúde da Mulher disponibiliza Exame Citopatológico de Papanicolau e o Exame Clínico da Mama (Projeto Toque de Vida), consultas com dentistas e ginecologistas, além de vários tratamentos para jovens, adultas e idosas. No dia 1º de março, foi inaugurado o Centro de Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência, que oferece um melhor atendimento e maior condição de socorro àquelas mulheres vítimas de violências.

De acordo com o prefeito Ruiter, o novo espaço vai ajudar a sociedade como um todo, na busca de uma atenção mais digna para àquelas que necessitam. "É uma unidade voltada para o atendimento qualificado e com maior condição de socorro. Foi edificada mostrando a parceria e integração das três esferas de Governo Federal, Estadual e Municipal, todos juntos ativamente na luta por essa causa", disse.

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) destacou as melhorias conquistadas pela atual administração Municipal para o gênero. O parlamentar lembrou da homenagem feita em 2011 para a Heloísa Urt, falecida no mesmo ano, e que fez parte da gestão atuando na Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. "Que possamos praticar ao longo de todo o ano, o carinho, respeito, dignidade e possamos em breve tentar banir o que envergonha à todos nós, que é a agressão física e moral provocada muitas vezes por homens covardes. Só com a participação efetiva e a presença de homens e mulheres de bem, poderemos mudar essa realidade", disse.

Para a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, é necessária a construção de uma sociedade livre de relações preconceituosas e discriminatórias. "Podemos dizer que realizamos grandes conquistas para a efetivação do protagonismo social das mulheres em Corumbá, embora saibamos que muito ainda há de se fazer, pois a luta das mulheres está na libertação das amarras de um equivocado conceito moral construído pela cultura machista, fomentada durante séculos", opinou.

Skip to content