O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seis vagas abertas para tutores de cursos técnicos a distância. Além de Corumbá, onde a instituição conta com a parceria da Prefeitura Municipal, estão sendo disponibilizadas vagas em Campo Grande e Três Lagoas. Para a cidade branca está sendo oferecida uma vaga para orientar estudantes no curso de Automação Industrial. O outro curso disponibilizado é de Edificações.
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (06), até 8 de março, no campus do IFMS onde a vaga está sendo ofertada. O candidato deve apresentar à Comissão Examinadora cópias e originais do diploma/certificado; RG; CPF; uma foto 3×4 recente, além de duas fichas de inscrição preenchidas e do Curriculum Vitae documentado (anexos do Edital 006/2012).
Para concorrer às vagas, o interessado deverá ter a formação exigida e experiência em informática básica. O tutor deve saber criar e editar documentos de textos e planilhas de cálculo bem como gerenciar e-mails e navegar na internet.
A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, a Comissão Examinadora vai analisar os documentos apresentados no ato da inscrição. Os cinco primeiros classificados nessa fase farão uma entrevista, marcada para o dia 9 de março. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 12 de março.
O tutor a distância deve orientar os estudantes dos cursos a distância no ambiente virtual de aprendizagem e, também, nos encontros presenciais semanais. A carga horária é de 20 horas por semana. Os tutores vão receber uma bolsa mensal do programa Rede e-Tec Brasil/MEC no valor de R$ 765,00, limitada à duração do curso.
A relação de vagas para o curso de Automação é a seguinte: Campo Grande (02), Corumbá (01) e Três Lagoas (01). Formação exigida – Graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação Industrial – Técnico ou Tecnólogo: Eletrotécnica, Eletrônica, Controle e Automação Industrial. Já para Edificações, as vagas são para Campo Grande (01) e Três Lagoas (01). Formação exigida – Graduação: Engenharia Civil – Técnico ou Tecnólogo: Edificações, Construção Civil.
Poderão ser aceitas formações com outras denominações, desde que o candidato apresente matriz curricular compatível. As vagas serão condicionadas à oferta de turmas.