A Secretaria Municipal de Educação de Corumbá comemora os avanços no nível de aprendizagem dos estudantes das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino (Reme). Testes realizados em março e em novembro do ano passado mostram maior alcance no domínio do sistema da escrita e na compreensão do princípio alfabético. A evolução foi constatada por meio de avaliações no âmbito da Provinha Brasil 2011 e revelaram um saldo positivo e satisfatório além de reforçar as conquistas provindas dos investimentos feitos pelo Município nessa etapa de escolarização.
O teste foi aplicado em março para 1440 alunos e em novembro para 1402. O desempenho dos estudantes foi medido a partir de cinco níveis. Para chegar ao resultado final, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação leva em consideração o número de questões de múltipla escolha respondidas corretamente e as análises pedagógicas e estatísticas das respostas. São definidos entre os níveis 1,2 e 3 aqueles que tiveram de 4 a 15 acertos. Nesses, o teste do primeiro semestre teve 84% dos alunos dentro dessa faixa. Entretanto, o cenário mudou na avaliação do penúltimo mês do ano, quando praticamente caiu pela metade (43,2%) o número de alunos com menos de 15 respostas corretas.
A evolução dos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental foi constatada principalmente nos outros níveis. No primeiro teste, 11% dos alunos obtiveram nível 4 após ter de 16 a 18 acertos. Entretanto, na segunda avaliação, 40% dos estudantes ficaram nesta faixa. A quantidade de respostas corretas demonstra estes estudantes apresentam domínio de leitura de textos e utilizam diversas estratégias para a compreensão textual, possíveis apenas após um bom processo de alfabetização. As boas notícias não param por aí. No nível 5, entre aqueles que tiveram 19 ou 20 acertos, o aumento em relação ao primeiro teste é altamente expressivo. Em março, 4,90% se encaixavam neste perfil, enquanto que em novembro, a quantidade saltou para 16,80%.
Elevar o nível da educação em Corumbá. Essa é uma das metas da secretaria municipal de Educação, conforme explicou o secretário da pasta, Hélio de Lima. "Os resultados mostram uma grande conquista da administração municipal que a cada ano busca ainda mais se enquadrar na proposta de ‘Educação para Todos' recomendada pela Unesco", observou. Segundo ele, entre as ferramentas utilizadas na Reme estão as ações educativas desenvolvidas durante todo o ano letivo, as Coletâneas Pedagógicas e a Educopédia. Além de reafirmar os investimentos, os resultados obtidos nas duas avaliações vão refletir também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011.