Corumbá quer reduzir de forma imediata os índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti e os casos notificados de dengue na cidade. A aposta está na mobilização da população com a gincana interbairro que será aberta na quarta-feira (25), que vai permitir eliminação de focos de proliferação do mosquito transmissor da doença. A realização é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com participação de todas as pastas da administração, além de parceiros.
A gincana foi bastante discutida na manhã desta terça-feira (24), durante uma reunião da equipe da Saúde com representantes das associações de moradores. A subsecretária da pasta, Maria Antonieta Sabatel, coordenou os trabalhos representando o secretário Lauther Serra, e explicou que a participação popular nesta gincana, será fundamental para Corumbá reduzir os índices atuais, que estão bastante elevados, inclusive com cerca de mil casos notificados.
Ela anunciou inclusive a realização desse programa em três etapas que o bairro vencedor deverá receber como prêmio, uma academia de ginástica ao ar livre. "Já estamos pleiteando esta academia junto ao Fundo Municipal de Investimento Social para que, no final do ano, o bairro vencedor das etapas seja contemplado com este benefício", ressaltou, lembrando que a gincana vai até o dia 5 de maio.
A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla, também considerou importante esta mobilização para redução dos índices de infestação da dengue. Explicou que, além do apoio das associações de moradores, a Prefeitura espera que outras instituições participem de forma ativa, casos das escolas, clubes de serviços, igrejas, entre outras. Informou que a gincana foi projetada a partir do alto índice de infestação predial na cidade. Conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade apresentou 10% de incidência. Aliado a isto, a Secretaria de Saúde constatou índices de infestação elevadíssimo de 26,67 e 25,63% em Arroyo Concepción e Puerto Quijarro, na Bolívia.
A gincana vai permitir uma grande mobilização social, envolvendo toda a comunidade na eliminação dos focos da doença, por meio da retirada do ambiente, materiais apropriados para proliferação do mosquito Aedes aegypt. "Todos os bairros contarão com pontos de coleta para que os moradores possam entregar o material que possa acumular água, apropriado para proliferação do mosquito", observou.
Estão programadas sete provas com um total de 200 pontos. A primeira delas será eliminar focos do mosquito nos pontos estratégicos, 30 pontos; segunda, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados diminuição em quantidade dos reservatórios ao nível do solo, 30 pontos; terceira, propostas criativas de melhorias para a comunidades, relacionados aos reservatórios elevados sem tampa, 30 pontos; quarta, elaboração de um desenho que representa a importância da prevenção da dengue para a população corumbaense, 30 pontos; quinta, as unidades básicas de saúde do bairro, deverá registrar e cadastrar cinco casas livres de focos da dengue, que sejam de agentes comunitários diferentes (casa com quintal mínimo 24 x 24), 30 pontos; sexta, uma ação de mobilização social com os autores envolvidos (liderança de bairro, liderança religiosa, escola e unidade básica de saúde) focado para a dona de casa, 30 pontos, e a sétima, maior número de limpeza de terrenos baldios e imóveis desocupados e abandonados, com deposição desse resíduo direto no lixão da cidade, 20 pontos.
Contarão pontos também as garrafas pets, pneus de bicicleta, um ponto cada; pneus de moto e latas pequenas, dois pontos; pneus de carro de passeio e latas grandes, cinco pontos; pneus de caminhão, tambor de 50 litros ou mais e tanquinho, 10 pontos; vaso sanitário e bidê, e engradados de bebida, 30 pontos; pneus de trator, caixa d'água e caixa de geladeira, 50 pontos, e outros tipos de materiais, um ponto.
Coleta
A coleta do material recolhido pela própria população, participante da gincana, será recolhido pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, que atuará ao lado da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. A coleta acontecerá nos dias 04 e 05 de maio. É bom observar que todo material ficará em local estratégico, coberto, para não se tornar um novo foco da dengue.
No dia 04 de maio será feita a coleta nos bairros Cristo Redentor, Popular Velha, Centro América, Previsul, Jardim dos Estados, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Guarani, Guatós e Nova Corumbá. No dia 05, Beira Rio, Cervejaria, Dom Bosco, Aeroporto, Arthur Marinho, Universitário, Maria Leite, Industrial e centro da cidade.