Ruiter mantém parceria com Ibama e cidade prepara nova Brigada

Corumbá abre na segunda-feira (09), o processo seletivo para formação de uma nova brigada para prevenção e combate a incêndios florestais na região pantaneira. O assunto foi tratado no início da noite de quarta-feira(04) entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o superintendente substituto do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio Ferreira Yule, quando foi oficializada nova parceria entre o Município e o Ibama, para implantação da Brigada PrevFogo na Cidade Branca.

"Estamos mantendo uma parceria importante para prevenir e combater os incêndios no nosso Pantanal, que nos causam grandes preocupações", disse o prefeito, já colocando a estrutura da Administração Municipal à disposição do Ibama, no sentido de "minimizar o máximo possível, os desastres causados pelos incêndios florestais em nossa região". O encontro teve também participação da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Prefeitura, Luciene Deová de Souza, e do Tenente Coronel Sidnei Ribeiro da Cruz, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros de Corumbá que será sede da brigada.

Na oportunidade, Márcio Yule informou que, este ano, a Brigada PrevFogo ficará bem mais próxima do Corpo de Bombeiros. A equipe, conforme ele, será destacada no próprio quartel do 3º Grupamento. E é o fortalecimento desta parceria com os militares que o prefeito Ruiter Cunha prega. Ele lembra a importância dos bombeiros e dos próprios militares do Exército, Marinha e da Aeronáutica, nas ações na região, observando que todos serão importantes também nos combates a incêndios florestais. A Aeronáutica já disponibilizou aeronaves de grande porte para combater os incêndios, fato comemorado por Ruiter e Yule.

Brigadistas

O novo grupo começa ser formado a partir de segunda-feira. No encontro que aconteceu no gabinete, Yule entregou uma cópia do edital de abertura do processo ao prefeito. As inscrições vão acontecer no período de 09 a 27 de abril. O curso está programado para o período de 21 a 25 de maio. Os trâmites legais terão sequência em junho, inclusive com a oficialização da contratação dos 29 brigadistas que, em julho, iniciam seus trabalhos na região.

A contratação dos brigadistas será por seis meses, de junho a dezembro. Yule informou que, este ano, será feita contratação de um Brigadista Chefe de Brigada, e quatro Brigadistas Chefes de Esquadrão. "Queremos que estes cargos sejam ocupados por militares da reserva, que será de extrema importância para o funcionamento da Brigada PrevFogo", explicou. Outra ideia será estabelecer uma parceria com as autoridades bolivianas visando capacitação de pessoas daquele país para combater incêndios florestais, como também disponibilização de equipamentos.

Skip to content