Em sua 17ª edição, Povo das Águas realizou 1,6 mil atendimentos

Realizada entre os dias 23 e 28 de abril, a 17ª edição do Programa Social Povo das Águas efetuou 1.616 atendimentos na parte alta do Pantanal corumbaense. Somente na área social, foram 162 famílias contempladas com cobertores, mosquiteiros, lonas, kits-bebês e cestas básicas. Ao todo, 604 pessoas foram assistidas pela Prefeitura de Corumbá, realizadora da ação.

 

Os atendimentos médicos, onde estão incluídos os procedimentos de enfermagem, odontológicos, vacinas, pesagem das crianças de 0 a 5 anos, curativos e palestras sobre os perigos do abuso do álcool, totalizaram 1.012. Acolhendo uma solicitação dos próprios ribeirinhos, dois fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde realizaram um trabalho preventivo com os pescadores.

 

Os exercícios de alongamento e relaxamento muscular repassados pelos servidores vão ajudar os profissionais da pesca a amenizar e prevenir as dores e incômodos provocados pelas várias horas que passam no rio, quase sempre sentados na mesma posição. Também foram distribuídos medicamentos de hipertensão e planejamento familiar suficiente para três meses.

 

Contação de histórias, fabricação de fantoches, pinturas faciais e outras atividades educacionais foram direcionadas às crianças e adolescentes das regiões do Tuiuiú, Piuval, Capim Gordura, Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Baia Vermelha, Laranjeira, Matogrande, Bonfim, Paraguai Mirim, Amolar, Chané, Barra do São Lourenço e do São Lourenço.

 

O Programa Social Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais e conta com a participação das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde e Educação, da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, e a Defesa Civil. A próxima ação acontece este mês na região do baixo Pantanal, entre o Porto Formigueiro e Forte Coimbra.

 

Gêmeos

 

A Prefeitura continua acompanhando o desenvolvimento dos gêmeos Rodrigo e Ronaldo, socorridos durante a Ação Social Povo das Águas na região do Paraguai Mirim, com apoio do 6º Distrito Naval. Ronaldo, então com 20 dias de vida, apresentava quadro clínico de desnutrição e foi trazido de helicóptero para a Santa Casa de Corumbá, onde foi medicado.

 

Na semana passada, a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, visitou a residência onde a mãe dos bebês, Rosilene Moura de Arruda, 22 anos, está hospedada em Corumbá, no bairro Cristo Redentor. Ronaldo ganhou peso e está bem perto de alcançar os 3 quilos. Rodrigo continua muito bem de saúde. Eles são atendidos pela equipe da Estratégia de Saúde da Família Fernando Moutinho.

Skip to content