O encerramento da V Jornada Odontológica de Corumbá contou com a entrega do prêmio Brasil Sorridente, o qual o município pantaneiro foi eleito como a melhor gestão de saúde bucal do país entre as cidades entre 50 e 300 mil habitantes. O título foi entregue oficialmente na noite de sexta-feira (20) ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).
“O município foi merecedor do prêmio após atender plenamente todos os quesitos avaliados pela banca organizadora”, explicou o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Diogo Morilhas Rodrigues. O Brasil Sorridente é uma realização do CFO e os Conselhos Regionais, em parceria com o Ministério da Saúde e a empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante.
Entre os aspectos avaliados estão: maior percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde; existência do Fundo Municipal de Saúde (FMS); comprovação de efetiva implantação e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS); existência de uma coordenação municipal de saúde bucal e de um programa de monitoramento e avaliação das ações de saúde bucal.
“Esse prêmio não é obra do acaso, mostra o eficiente trabalho realizado pela equipe da Prefeitura de Corumbá. Mais do que a importância do prêmio, é ver que a confiança depositada pela população da cidade foi transformada em ação”, destacou o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Francisco Grilo.
O coordenador em Saúde Bucal, Zacaria Omar, aproveitou o fechamento da Jornada Odontológica para fazer um balanço do trabalho realizado nos últimos anos e ressaltou o trabalho da rede pública de saúde oral de Corumbá. “Com o sustentável apoio de nossos gestores, com o incansável retorno dos nossos profissionais e com a inexorável dedicação e parceria de nossos conselhos de classe e associações odontológicas, os avanços foram proclamados”, se referindo ao prêmio Brasil Sorridente.
Para o chefe do Executivo corumbaense, ser considerada a melhor gestão em saúde bucal do país mostra que a política de valorização dos profissionais da rede, como a criação do plano de cargos e carreiras, o pagamento do considerado melhor salário de Mato Grosso do Sul aos cirurgiões-dentistas, surte resultado.
“Ao receber o prêmio físico do Brasil Sorridente, uma cadeira odontológica, revivemos a alegria do dever cumprido. No resultado do trabalho realizado constatamos o acerto de nossas ações e renovamos a disposição para seguir adiante, aprimorando sempre”, disse Ruiter.
Jornada Odontológica
No primeiro dia de evento, última quinta-feira, duas palestras foram ministradas aos presentes. A primeira sobre ‘Emergência Endodonticas’, com o professor Celso Kenjy, destinada a cirurgiões dentistas, e ‘Biosegurança’, com o professor Henrique Komyama, para auxiliares e técnicos de saúde bucal.
Na sexta-feira, as capacitações foram sobre os seguintes temas: ‘Restaurações estéticas diretas no dia a dia – Estratificando as resinas atuais com simplicidade’, com o professor Rafael Beolchi; ‘Relacionamento – a chave do sucesso’, com a professora Maria Lucia Z. Varelis e ‘Administração de Consultório Dentário’, com o professor Henrique Komyama, para auxiliares e técnicos em saúde bucal. Ainda para cirurgiões dentistas, foi realizado o debate sobre ‘Hipnose’, com o professor Dorileo Barreto da Costa.