O lixo de salões de beleza e estética de Corumbá poderá ter um recolhimento específico, para evitar contaminações e descarte inadequado. A medida foi um dos resultados de uma capacitação voltada aos profissionais da área ministrada pela Vigilância Sanitária do Município em parceria com a Associação Profissional dos Esteticistas e Cosmetólogos do Mato Grosso do Sul, realizada nesta terça-feira (10).
O chefe da Vigilância Sanitária, Hélvio de Barros Junqueira, se colocou à disposição dos profissionais para disponibilizar um veículo específico para o recolhimento dos materiais descartados nos salões de beleza. “Precisamos que estes estabelecimentos nos passem o endereço e vamos montar um calendário de coletas juntamente com a empresa responsável”, disse.
Entre os materiais descartados estão algodões, lixas, palitos, além de embalagens e resíduos de produtos químicos, como descolorantes, acetonas e tinturas, que podem contaminar o meio ambiente caso sejam eliminados de forma inadequada. Os interessados podem procurar a Vigilância Sanitária de Corumbá, localizada na Unidade de Saúde da Família localizada na ladeira Cunha e Cruz. Mais informações pelo telefone 3231-0178.
Boas Práticas
A capacitação desta terça-feira teve como objetivo tratar de questões que envolvem a rotina dos profissionais de beleza. “Como nossa profissão foi regularizada por meio da lei federal LEI Nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, temos que cumprir uma série de exigências, então esse encontro serviu para que pudéssemos começar esse processo junto aos profissionais da cidade”, disse a esteticista, terapeuta holística e cabeleireira, Anuncia Gimenez Ayala.
Durante o encontro os profissionais receberam orientações sobre questões tributárias, alvará de funcionamento, além de boas práticas da profissão, que envolve a higiene e a conservação do ambiente de trabalho. A presidente da Apecsul, Joana Aguirre Amaral, informou que há possibilidades de aplicação de vários cursos na cidade. “Vamos abrir vagas para cursos em diversas áreas de estética, para profissionalizar os profissionais de beleza e estética de Corumbá”, destacou.