Prefeitura urbaniza canteiros e rotatórias com plantas ornamentais

A Prefeitura Municipal está desenvolvendo um projeto de urbanização dos canteiros localizados em praças e passeios públicos, bem como nas rotatórias, que estão recebendo mudas de plantas ornamentais, bem como novo gramado. É o que informa a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), Luciene Deová de Souza Assis, adiantando que os serviços fazem parte do programa Corumbá mais Verde que está permitindo ainda plantio de 3.045 mudas de árvores nativas nas vias públicas do centro da cidade, e também nos bairros.

 

Somente os canteiros e as rotatórias estão recebendo um total de 36.000 mudas de plantas ornamentais, e 4.412 metros quadrados de grama esmeralda. “O plantio está acontecendo em vários pontos da cidade e pedimos a colaboração da população para evitar depredação, principalmente a retirada destas mudas, como já ocorreu em períodos anteriores”, solicitou.

 

Este ano estão sendo utilizadas seis mil unidades de Azulzinha, seis mil de Vinca, seis mil de Russélia, seis mil de Icsória, seis mil de Icsória Amarela, seis mil de Moréia, além de 4.412 metros de grama esmeralda. Estão sendo atendidas as rotatórias, canteiros centrais e canteiros localizados nas esquinas do centro da cidade, onde foram implantados sistemas de acessibilidade.

 

Este programa foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira em sua primeira gestão, com o propósito de resolver um dos graves problemas da cidade, a falta de arborização urbana, além de contribuir para o embelezamento das vias e praças públicas.

 

Além das plantas ornamentais e grama, a Prefeitura está também plantando mudas de árvores nativas. A cidade está sendo atendida com 150 unidades de Jacarandá, 450 de Pata de Vaca, 100 Flamboyant, 150 Sibipiruna, 100 de Pau Brasil, 350 de Ipê Roxo, 350 de Ipê Branco, 350 de Ipê Amarelo, 150 de Jatobá, 350 de Oiti, 150 de Pequizeiro, além de 45 mudas de Palmeira Imperial e 350 de Munguba. São mudas já prontas para o plantio, com 1,60m de altura, exceto a Palmeira Imperial, todas com uma média de três metros.

 

40 mil mudas

 

A diretora explicou que, a partir de 2005, a Prefeitura já efetuou o plantio de mais de 40 mil mudas na cidade, todas as espécies nativas da região pantaneira. O programa tem por finalidade contribuir para a arborização das vias públicas ou promover o ajardinamento de áreas verdes urbanas, tornando-as mais agradáveis, mais aconchegantes, e além da estética, promover a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Observou que estas mudas de plantar ornamentais estão contribuindo para a composição da paisagem do ambiente urbano do município. Citou como exemplo os serviços realizados nas praças da Independência e da República que, além de arborizadas e ajardinadas, também foram gramadas. “Outras praças da cidade também foram revegetadas durante a administração do prefeito Ruiter. Diversas espécies de plantas, com flores de todos os tons, ornamentaram os canteiros centrais, de esquina e rotatórias da cidade. Isto tem acontecido nos últimos anos e é preciso que a população colabore, evitando retirar estes mudas destas locais”, reforçou.

Skip to content