Professores tomam posse na Reme e vão direto para salas de aula

Empossados nesta quinta-feira (26), os 45 novos professores aprovados em concurso público da Prefeitura de Corumbá estão indo direto para as salas de aula, para atender as necessidades da educação e também integrar um grupo de profissionais que a partir deste segundo semestre, passa cumprir 1/3 de hora-atividade na Rede Municipal de Ensino (Reme). São servidores convocados em junho pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e que foram recebidos pelo gerente administrativo da Secretaria de Educação, professor Elvécio Zequeto.

 

No encontro com os professores, Zequeto fez um relato sobre as funções dentro do serviço público, enumerou os benefícios conquistados pela categoria nos últimos anos, inclusive o mais recente que foi justamente a oportunidade de cumprir 1/3 da hora-atividade dentro da própria escola. Fez observações sobre questões administrativas e acompanhou a posse do grupo.

 

Foram empossados 45 professores (três de artes já haviam sido convocados anteriormente). São profissionais para ministrarem aula do 1º ao 5º ano, de educação física, geografia, história, línguas (portuguesa e espanhola, portuguesa e inglesa) e de matemática. Além deles, tomaram posse também três aprovados para cargos de Agente de Serviços Operacionais II – motorista de veículos pesados (ônibus escolar).

 

Com os novos professores será possível cumprir 1/3 de hora-atividade, implantada na Rede Municipal em junho pelo prefeito Ruiter Cunha, em cumprimento à Lei do Piso Nacional do Magistério. Além disso, eles estão substituindo professores que estavam desenvolvendo atividades na Reme, por meio de contratos.

 

É o caso da professora Edinéia Rocha Morais, 34 anos. Em 2008 ela já havia sido efetivada na Prefeitura, com carga de 20 horas, na Escola Cássio Leite de Barros. Paralelo, cumpria outras 20 horas como contratada por período determinado. A efetivação, na opinião dela, dá maior segurança.

 

“Cumpria duas cargas na Prefeitura, uma efetivada e outra como contratada. Agora, com aprovação no concurso, estou efetivando uma segunda carga. É bem melhor assim. Professor convocado não tem segurança, não tem progressão funcional, está sempre preocupado com o risco de ficar fora na próxima convocação. Efetivando, muda tudo”, comentou.

 

Edinéia é paraense, ela veio para Corumbá acompanhando o esposo, que é militar. Disse ter gostado de trabalhar na Rede Municipal de Ensino. “Aqui temos capacitação constante, valorização, bem diferente de outras regiões. Gosto daqui por causa disso”, ressaltou.

 

Novos servidores

 

Um novo grupo será empossado na sexta-feira (27). São aprovados para os cargos de Profissionais de Medicina (Médico ESF, Médicos Especialistas: Dermatologista e Psiquiatra); Profissionais de Serviço de Saúde (Cirurgião Dentista: Endodontista); Fiscais de Posturas Municipais (Fiscais de Direitos do Consumidor e de Posturas Municipais); Técnicos de Apoio Operacional II (Desenhista Projetista); Técnicos de Apoio Operacional I (Agente Fiscal de Transportes); Técnicos de Apoio Operacional II (técnico de apoio operacional II); Técnicos de Atividades Institucionais I (Assistentes de Ações Institucionais, Educador Social e de Atividades Culturais).

 

Outros empossados na mesma data serão Técnicos de Atividades Organizacionais I (Técnico de Atividades Organizacionais I); Agentes de Serviços Operacionais I (Motorista de Veículo Leve); Agentes de Serviços Operacionais II (Motorista de Veículo Pesado, Operadores de Máquinas e Equipamentos: motoniveladora, retroescavadeira e trator de esteira); Agentes de Serviços Operacionais I (Pedreiro I); Auxiliares de Serviços Operacionais II (Cozinheiro e Lubrificador), e Auxiliares de Serviços Operacionais I (Auxiliar de Serviços Básicos).

 

No total, a Prefeitura está empossando 403 novos servidores aprovados nos concursos públicos realizados no final de 2011. Somente na educação são 173 novos profissionais, dos quais 99 professores. Além disso, a Prefeitura reforçou também as pastas da Saúde com convocação de médicos, principalmente, além de profissionais para outras funções.

Skip to content