O tenente-coronel Joilson Queiroz Sant’Ana assumiu o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, em substituição ao também tenente-coronel Waldir Ribeiro Acosta. A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira, 30, presidida pelo comandante do Policiamento do Interior, coronel Nelson Antônio da Silva. O prefeito Paulo Duarte que estava em Brasília até o final da manhã, retornou a Corumbá no final da tarde, para participar do ato e reforçar ainda mais a parceria estabelecida com a instituição militar, na área de segurança pública.
A cerimônia aconteceu no quartel da PM e, após o ato, o prefeito desejou boa sorte ao novo comandante Joilson Queiroz, colocando a estrutura da Prefeitura Municipal à disposição do Batalhão, visando união de esforços por mais segurança para a população. Paulo adiantou que o desenvolvimento de ações de forma integrada, entre todos os setores que atuam na área, terá continuidade com o novo comandante, que também revelou a necessidade de um trabalho integrado.
Paulo voltou a destacar a segurança pública como uma de suas metas de governo. Sabe que o setor não é de responsabilidade do Município, mas sim do Estado e da União. No entanto, prega um trabalho integrado para garantir maior tranquilidade à população. O chefe do executivo corumbaense já adiantou que as conversações iniciadas com o ex-comandante terão continuidade com Joilson, inclusive no que se relaciona a reativação de convênios e até mesmo atuar juntos para manutenção da frota do 6º Batalhão de Polícia Militar.
“Vamos procurar dar todas as condições para a segurança pública funcionar em nossa cidade. Vamos trabalhar de forma integrada. Esta é uma área de extrema importância para Corumbá, e de nada adianta trabalhar para trazer turistas se não existe segurança”, reforçou, lembrando em seguida que o ex-comandante, Waldir Acosta, deve tomar posse no comando da Guarda Municipal na próxima semana.
Paulo observou que o tenente-coronel terá papel importante na articulação para desenvolvimento de ações articuladas da Guarda com as Polícias Militar, Civil, Federal, Força Nacional, Departamento de Operações de Fronteira, enfim, todas as forças de segurança que atuam na região de fronteira. A Guarda Municipal está subordinada hoje à Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, coordenada por Fernando Jorge Castro de Lucena.
A cerimônia de passagem de comando foi prestigiada por inúmeras autoridades. Presentes o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; vereadores Carlos Alberto Machado, Cristina Lanza, Pastor João Lucas (Corumbá), Antonio Bandeira e Osvalmir Nunes da Silva (Baguá), além de outras autoridades.