A Prefeitura de Corumbá está intensificando as ações de prevenção e combate à dengue, por meio de um trabalho integrado, envolvendo as mais diferentes pastas da Administração Municipal, com apoio de parceiros. Após lançar o projeto “Dengue: Caso de Saúde Pública e Cidadania”, o Município deu início ao cronograma, durante um encontro evangélico no Corumbaense Futebol Clube.
A participação da equipe do setor de educação em saúde da Prefeitura foi marcada no dia do lançamento do projeto, 17, pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, com representantes da Igreja Quadrangular.
O encontro dos pastores realizado no sábado à noite, marcou o início de uma série de ações que as equipes da Assistência Social e Cidadania e da Saúde, vão desenvolver na cidade nos próximos dias, para buscar conscientizar a população e evitar uma epidemia de dengue em Corumbá.
O trabalho foi desenvolvido pelos servidores Jackson Uchoa, Carla Uchoa e Olavo de Arruda, por meio de uma apresentação teatral, como forma de conscientizar os presentes sobre a importância do trabalho preventivo e como eliminar os focos da doença. A secretária Andréa Ulle participou do encontro e disse que as ações terão sequência na cidade, mas que é preciso o “engajamento da população”.
O projeto “Dengue: Caso de Saúde Pública e Cidadania”, lançado no Centro América, será levado também para outros bairros da cidade e na zona rural que, no dia 24, recebe uma roda de conversa com foco na dengue. No dia seguinte, 25, será na região do Porto da Manga. As ações serão promovidas pelo CRAS Rural. No dia 29 é a vez do bairro Aeroporto, no CRAS IV.
Andréa Ulle observou que a iniciativa vai permitir reuniões e encontros com os mais diferentes segmentos da sociedade, para esclarecimentos sobre o problema da dengue, além de rodas de conversa com os moradores nos bairros da cidade.