O prefeito Paulo Duarte está acompanhando desde ontem, sexta-feira, os serviços que estão sendo desenvolvidos por uma equipe de emergência da Prefeitura, criada para atuar em casos de problemas como os que ocorreram com a forte chuva que caiu na cidade. Os trabalhos começaram na noite da própria sexta-feira e estão tendo sequência neste sábado, 26, em vários da cidade.
“Estamos trabalhando desde ontem e, neste sábado, logo cedo, já estamos com uma equipe de emergência realizando a limpeza de toda a cidade”, afirmou o prefeito em visita à Praça da Independência, que também estava recebendo serviços de limpeza. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dão conta que, em Corumbá choveu 71,2 milímetros num período de quase oito horas.
Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Luiz Mário Preza Romão, e do responsável pela área de serviços urbanos, Willian Zimi Padilha, o chefe do executivo corumbaense visitou vários pontos da cidade durante a manhã e informou que já orientou sua equipe para elaborar uma carta de drenagem da cidade, que vai identificar os principais problemas de inundações.
A sua intenção é resolver definitivamente o problema. ”A situação hoje está bem melhor em função do que já foi feito. Mas ainda é preciso mais e vamos”, afirmou Paulo, lembrando que são obras importantes, mas que muitos não fazem pelo fato de ser obra subterrânea e que a população não enxerga.
“Esta carta é importante para conhecermos todos os gargalos existentes no sistema de drenagem da cidade”, disse o prefeito, adiantando que a intenção é iniciar as obras ainda este ano, com recursos próprios, mas já anunciando viagens a Brasília para buscar mais recursos para conclusão desse projeto que ele considera primordial para acabar com os problemas de inundação na cidade.
Conscientização
O prefeito visitou vários pontos na noite de ontem e constatou problemas que podem ser minimizados com um pouco mais de conscientização por parte da população. Paulo revelou que observou várias bocas de lobo na área central da cidade, entupidas pelo lixo, ocasionando inundações em vários trechos.
“Já estamos elaborando esta carta de drenagem da cidade mas é preciso fazer um trabalho também de conscientização junto à população para evitar o que vimos ontem”, disse Paulo. Ele observa que é preciso depositar o lixo em lugar adequado para sua coleta, evitando que chuvas como a de ontem, carreguem o lixo para as bocas de lobo.
“Vamos fazer um grande trabalho de conscientização. A Prefeitura tem que fazer sua parte e a população também, tendo a conscientização da destinação correta do lixo. Se necessários vamos notificar e até mesmo multar aquelas pessoas que não agirem de acordo com a legislação”, ressaltou.
O prefeito observou que, em virtude dos problemas causados, foi necessário montar uma equipe emergencial com cerca de 250 homens trabalhando em vários pontos da cidade. Disse que foi trabalho foi intenso e que mesmo com “toda a chuva de ontem a cidade amanheceu limpa”, para lembrar que os serviços foram iniciados de madrugada. com 250 homens nas ruas limpando a cidade e desentupindo bocas de lobo. Essa equipe vai seguir atuando”, completou.
Um dos fatores que também leva às inundações alertou – no começo deste mês ao Diário – o secretário Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão, é a diferença na capacidade de vazão da água da chuva entre as galerias pluviais mais recentes, construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e as mais antigas. É preciso equiparar as capacidades de escoamento, drenagem e vazão das galerias pluviais existentes em Corumbá.