Procon: Pesquisa revela variação de até 1.100% em material escolar

A Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou nesta segunda-feira, 14, a Pesquisa de Preços de Material Escolar de 2013. O levantamento analisou 33 itens e foi realizado em cinco livrarias da cidade: Marabá, Paper Máster, Monaliza, Santo Onofre e Nobel. “Todos os produtos tiveram variação de preço. Em um caso essa diferença foi de 1.100% entre um local e outro”, constatou Alexandre Taques Vasconcelos, gerente do Procon.

A recomendação é de os pais formem grupos para a compra dos materiais. “Assim aumenta o poder de negociação. Essa é uma alternativa para que consigam bons descontos e alguma economia”, afirmou. O gerente do Procon também aconselhou os responsáveis a não levarem os filhos às compras. “Uma mochila com algum desenho ou tema especifico, por exemplo, pode custar bem mais caro que uma similar, de modelo mais simples”, justificou.

O Procon também divulgou um comparativo com os preços praticados em 2012. Alguns produtos, como o pincel para pintura, giz de cera, lápis de cor longo e o caderno 10 matérias estampados, ficaram mais baratos. A régua de 15 centímetros apresentou a maior elevação de valor. Esse também foi o item que mais variou de preço de uma livraria para outra. O equipamento foi encontrado de R$ 0,25 a R$ 3. A pesquisa pode ser baixada aqui.

Skip to content