A área central da cidade e mais três bairros ribeirinhos estão sendo atendidos esta semana pelo programa Coleta Setorizada desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá para manter as vias públicas livres de galhos e restos de podas domésticas, grama, plantas e outros tipos de materiais vegetais. Os trabalhos foram iniciados na manhã desta segunda-feira e além do centro, estão sendo beneficiados o Borrowiski, Beira Rio e a Cervejaria.
A ação acontece no perímetro compreendido entre as ruas Albuquerque e Edu Rocha, da Rua América às margens do Rio Paraguai. A coleta vai até o final da semana e é coordenado pelo setor de serviços urbanos da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, e executado pela empresa responsável pela coleta de lixo e serviços de limpeza da área urbana da cidade, a Unipav.
A região central e os bairros Beira Rio, Borrowiski e Cervejaria, pelo cronograma estabelecido entre a Prefeitura e a Unipav, é atendida sempre na terceira semana do mês. Na próxima semana, por exemplo, os trabalhos acontecem no setor quatro, compreendido pelos bairros Arthur Marinho, Dom Bosco e Generoso.
O cronograma estabelece ainda que, na primeira semana de cada mês, o programa acontece na parte alta do centro, entre a Rua América e a Rede Ferroviária, da Edu Rocha à Albuquerque. Já a segunda semana são atendidos os moradores residentes nos bairros Universitário (inclusive Vila Mamona) e Maria Leite.
A coleta setorizada está permitindo evitar acúmulo de entulho pelas ruas e calçadas, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres, além de reduzir entupimento de galerias de águas pluviais. Contribui também para evitar surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O programa é exclusivo para coleta de material vegetal. É proibido depositar resíduos orgânicos como o lixo doméstico, além de vidros, plásticos, entulhos de construção, ou qualquer outro tipo de material que não seja vegetal, que já é recolhido pelo serviço de coleta de lixo.
Em caso de poda de árvore no interior do imóvel ou mesmo nas calçadas, é necessário que o morador entre em contato com a Fundação de Meio Ambiente para solicitar autorização, bem como orientação de como realizar o serviço. O contato pode ser feito pelos telefones 3907-5342, 3907-5300.