O prefeito Paulo Duarte recebeu nesta quarta-feira, 20, em seu gabinete, o cônsul do Brasil em Puerto Suarez (Bolívia), Jairo Collier. O cônsul veio trazer boas notícias tanto para Corumbá, quanto para o Brasil, em relação à lei que instituiu a devolução de veículos roubados no Brasil e levados para o país vizinho.
Já foram identificados cerca de 450 veículos, entre carros e motos. No próximo dia 26 de fevereiro (data provável) cerca de 100 veículos serão devolvidos em uma solenidade que deverá ocorrer na sede da Armada Boliviana, em Puerto Suarez.
Todo um aparato está sendo montado para esse ato que, segundo o prefeito Paulo Duarte, sela um importante acordo de cooperação mútua entre os dois países. A solenidade de devolução dos veículos também beneficia de forma bastante particular a região de Corumbá que faz fronteira com a Bolívia.
“Esse ato tem um simbolismo muito grande para todos nós, apontando para um reinício de relação também entre Corumbá e as cidades bolivianas que estão próximas de nós como Puerto Quijarro e Puerto Suarez. A partir daí poderemos, seguramente, iniciar um trabalho para tirar essa ideia de que a fronteira representa perigo”, analisa com entusiasmo o prefeito de Corumbá.
Paulo Duarte completou dizendo que as cidades bolivianas vizinhas a Corumbá, devem ter uma relação de reciprocidade e o crescimento delas deve ser feito em conjunto. Por isso, após esse ato de devolução dos veículos, ele irá procurar os alcaides de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, para iniciarem um diálogo na intenção de formar parcerias que contribuam para o desenvolvimento do comércio e do turismo, tanto em Corumbá, quanto nas cidades bolivianas próximas ao município.
Outro objetivo do prefeito corumbaense, e que já foi muito bem aceito pelo cônsul brasileiro em Puerto Suarez, é buscar a realização de projetos, ainda que pequenos e que não dependam da intervenção do Governo Federal, mas que sejam de alto impacto e de baixo custo, que beneficiem tanto o lado brasileiro, quanto o lado boliviano, como uma câmara de cooperação mútua na área do comércio.
“Quero conversar sobre a questão do comércio local que envolve muitos bolivianos que é a Feira Brasbol. Precisamos urgentemente regulamentar esse comércio nos aspectos comercial e também de segurança”, explicou Duarte, lembrando que em Corumbá a população boliviana tem uma presença marcante, à exemplo dos pequenos alunos que estão regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino e somam mais de 600 crianças.
Para Jairo Collier esse ato marca o início de uma próspera relação entre a Bolívia e Corumbá: “Após resolver essa questão dos veículos, poderemos iniciar uma agenda positiva entre Corumbá e as cidades bolivianas vizinhas ao município”.