Um dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino (Reme), mantidos pela Prefeitura de Corumbá que funcionam em regime integral, a Escola Luiz Feitosa Rodrigues abriu o ano letivo na manhã desta terça-feira, 05, recebendo a visita do prefeito Paulo Duarte que, acompanhado da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, anunciou melhorias no prédio, inclusive com climatização das salas de aula.
Com 322 alunos, 32 a mais que em 2012, a unidade escolar é responsável pelo aprendizado das crianças residentes nas regiões dos bairros Borrowiski, Beira Rio, Alameda Vulcano e parte da área central mais próxima da instituição localizada na Avenida General Rondon, esquina com a Rua Ladário.
O início do ano letivo de 2013, conforme a própria direção, está sendo bem diferente de algum tempo atrás, época em que a escola por pouco não se transformou em uma unidade administrativa da Secretaria de Educação. Isto se deveu ao esvaziamento que ocorria gradativamente. A diretora Tânia Regina Giacometti disse que foi preciso fazer uma campanha junto à comunidade para fazer com que os alunos retornassem.
Hoje ela e os demais integrantes da sua equipe comemoram. Além do aumento do número de alunos, a partir de março, começa um programa no estabelecimento de ensino que vai refletir diretamente no aprendizado dos alunos. Serão as salas ambientes de aprendizagem, onde os alunos é quem mudarão de salas, freqüentando aulas sempre em um ambiente diferente.
Tânia Giacometti afirma que as 12 salas de aulas serão transformas em Salas de Exatas (Ciências e Matemática), Humanas (Geografia, História e Cidadania), Língua Portuguesa, Tutoria (Estudo Dirigido, Pesquisa e Formação Cidadã), Educação Física (atividades esportivas), Arte e Cultura, Vídeo, Tecnologia, Biblioteca e a Sala Ambiente de Educação Infantil, onde estudarão as crianças do Pré II, que terão tratamento diferenciado.
E esta mudança é comemorada pelos pais dos alunos. É o caso de Moisés dos Santos Romeiro, pai de Thiago e Thais, ambos na 4ª série. “Antes do período integral eles não sabiam ler e nem escrever. Hoje, graças a Deus, estão muito bem na escola. O ensino em período integral foi a melhor coisa para eles”, celebra, enquanto acompanhava o prefeito Paulo Duarte desejando um bom ano letivo às crianças do Pré II ao 9ª ano do Ensino Fundamental que, hoje, foram recebidos com um café da manhã, antecedendo o almoço servido por volta das 11 horas, uma macarronada a bolonhesa.