Avanços são resultados da política adotada pelo governo, diz senador

Mesmo debilitado em virtude de uma gripe, o senador Delcídio do Amaral cumpre extensa agenda nesta sexta-feira, 08, em Corumbá, e logo após sua chegada à cidade, participou de um coffee break que a Prefeitura organizou para homenagear as servidoras públicas pelo Dia Internacional da Mulher, atendendo convite do prefeito Paulo Duarte. “É um dia especial. Não poderia deixar de estar aqui, ao lado de vocês”, disse ao chegar ao Paço Municipal.

 

O senador, no encontro com as servidoras, comentou os constantes avanços conquistados pelas mulheres e foi taxativo ao afirmar que tudo isto está sendo possível a partir da implantação de políticas públicas adotadas pelo Governo do Partido dos Trabalhadores. “Os resultados estão aí. São avanços para quem vive no campo, na cidade, para a população indígena, negros… São programas importantes adotados pelo Governo para levar cidadania, água, saneamento, energia para os cidadãos”, comentou.

 

Destacou a Lei Maria da Penha, considerada por ele como uma das melhores do mundo no que se relaciona ás mulheres. Elogiou a decisão da Prefeitura e do Ministério Público Estadual em reforçar a parceria existente entre as duas instituições para valorizar ainda mais a mulher, mas deixou claro que, apesar de todos os avanços, ainda existem problemas e que “o Brasil precisa avançar mais ainda”.

 

Antes de encerrar sua conversa com as servidoras, Delcídio lembrou que “as mulheres estão conquistando cada vez mais importantes espaços no Brasil”. Foi uma referência à presidenta Dilma Roussef, às mulheres hoje ministras, presidente da Petrobras e outros cargos de relevância. “Isso sem falar no papel dela dentro da família onde ocupam um papel fundamental na construção da família”.

 

Batalha

 

Presente ao ato, a vereadora Cristina Lança, líder do prefeito Paulo Duarte na Câmara, comentou sobre a força da mulher. Lembrou a sua ‘batalha árdua’ para entrar na política, ocupar um espaço no Poder Legislativo, onde é a representante da mulher corumbaense. Lanza aproveitou o evento para convidar a mulher para prestigiar a sessão solene desta sexta-feira, ás 19 horas, em homenagem às mulheres.

 

Outra mulher ocupando posição de destaque na vida pública é a vice-prefeita Márcia Raquel Rolon. Presente ao ato, ela observou que o 08 de março é um “dia de reflexão”. Pediu para que a população feminina “tenha coragem e fé para mudar” e que é “triste ver mulheres tristes”. Encerrou conclamando a mulher a produzir “muito mais” e que a mudança será “inesquecível”.

 

Denunciar

 

O defensor público Carlos Eduardo Oliveira de Souza, após assinar ato ao lado do prefeito, para reforçar as ações em defesa da mulher na cidade, também destacou que, nos últimos anos, aconteceram avanços, mas que é preciso muito mais, principalmente pelo fato da mulher cumprir um papel importante na sociedade.

 

Ele apresentou um balanço dando conta de um aumento no número de atendimentos durante o ano de 2012, em relação a 2011 (12.309 e 10.550), mas que muitos casos de violência doméstica não são denunciados. “A violência existe, é real. No entanto, existem casos que não são levados às autoridades”, comentou, lembrando que é preciso denunciar os casos de violência contra a mulher.

 

Carlos Eduardo informou que a Defensoria é parceira do Município nestas ações que vão melhorar muito com a criação do Núcleo de Atendimento Psicossocial para as mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência. 

Skip to content