Parceiros iniciam ações para levar água para assentamentos rurais

Um dos principais problemas dos assentamentos de Corumbá e Ladário começou a ser solucionado nesta sexta-feira (08). Em ato realizado no assentamento São Gabriel, o prefeito Paulo Duarte, o senador Delcídio do Amaral e o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, Celso Cestari, assinaram uma série de medidas que vão garantir o abastecimento de água potável em boa parte da zona rural da região.

 

Um dos documentos assinados no ato autoriza a empresa ACF Engenharia e Comércio Ltda. a executar as obras para perfuração de poços tubulares profundos e adequação da rede de água, com ações complementares e reservatórios, no Projeto de Assentamento São Gabriel. Os serviços começam imediatamente. No mesmo assentamento, as autoridades assumiram o compromisso de autorizar processo licitatório para outras melhorias no sistema de distribuição de água.

 

Serão executadas perfurações de mais três poços artesianos, a troca de 5.698,38 metros de rede distribuidora de água (encanamento) e o licenciamento ambiental do poço que já existe na localidade. A previsão é de que as intervenções comecem em agosto desse ano.

 

Também foi autorizado o início do processo licitatório para melhorias do sistema de distribuição e recuperação das estradas vicinais, utilizando recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), nos assentamentos Tamarineiro II Norte, Tamarineiro II Sul, Paiolzinho e Taquaral.

 

No Tamarineiro II Norte será perfurado um poço artesiano e providenciada a troca de 5.102 metros de tubulação e de 5356 metros de estradas vicinais, com implantação de bueiro. No Tamarineiro II Sul, está prevista a perfuração de mais um poço; a troca de dois reservatórios metálicos, com capacidade de 50 mil litros cada um; a recuperação de 10.498 metros de estrada, também com construção de bueiro, e mais 59 caixas de contenção.

 

No Paiolzinho, a ação conjunta do prefeito Paulo Duarte, do senador Delcidio e do Incra Estadual garantiram o compromisso para implementação de um poço artesiano; troca de 5.124 metros de rede de distribuição de água; recuperação de 9.366,71 metros de estradas, com três bueiros e 40 caixas de contenção.

 

No Taquaral serão dois poços com adutora; 7.766 metros de estradas serão recuperadas e ganharão bueiros e 39 caixas de contenção. Todas essas obras representam um investimento de R$ 4.497.509,48.

Skip to content