O prefeito Paulo Duarte acompanhou de perto a agenda do governador André Puccinelli na noite de ontem e nesta sexta-feira, 22, em Corumbá. Na quinta foi o lançamento da décima edição do Festival América do Sul. Na manhã de hoje, assinatura de ordem de serviço para execução de novas etapas das obras de ampliação das redes de água e de esgotamento sanitário.
E foi no evento desta manhã, no Centro de Convenções, que o prefeito corumbaense destacou a importância dos serviços que estão sendo executados na cidade, na área de saneamento básico. Lembrou que isto está garantindo água tratada para toda a população da área urbana, e que Corumbá está saindo de 0% para 100% de esgotamento sanitário.
Em seu discurso, Paulo elogiou o governador André Puccinelli e o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa. Lembrou ser de partido contrário ao do governador. Ele é do Partido dos Trabalhadores (PT) e André do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Lembrou os anos de deputado estadual quando fazia oposição a Puccinelli, mas com quem mantinha uma relação muito boa.
Hoje, prefeito de Corumbá, afirma que isto não mudou. “Teremos relação republicana, respeitosa acima de tudo. Partidos, eleições, tudo isso passa. O que fica é o nosso objetivo. População não quer saber de onde vem o recurso, se é federal, se é Estadual, se é municipal. Até porque o dinheiro não é de nenhum desses, é da população que paga seus impostos”, comentou.
“Eu sou do PT, o governador é do PMDB, mas agora sou do PC, Partido de Corumbá. Portanto, as pessoas que quiserem ajudar nossa cidade serão sempre bem-vindas”, ressaltou. Em seguida, pegou uma agenda que a Sanesul distribuiu às autoridades, de 2012/2013, folheou e disse: “espero que esta agenda, estas folhas, sejam insuficientes para o senhor anotar todos os investimentos que trará para Corumbá até o final do seu mandato”.
Cobrir toda a cidade
O Governador, por sua vez, disse que já está em entendimentos com o Governo Federal, buscando mais recursos do PAC II, para ampliar ainda mais essa cobertura. “Investimento em saneamento é investimento em saúde e essa é a área que mais demanda investimentos. Com as verbas do PAC II, complementaremos esse investimento e chegaremos a 100% de captação e tratamento de esgoto em Corumbá e Ladário”, disse Puccinelli.
“Hoje, com as obras já executadas, estamos com 55% da cidade coberta. Com as que estão em andamento, chegaremos a 85% e já estamos trabalhando para obter mais recursos para chegar a 100% de captação e tratamento”, reforçou.
Antes de encerrar, se dirigiu ao prefeito Paulo Duarte para afirmar que a primeira folha da agenda já estava sendo preenchida. “Quero aproveitar e solicitar à Sanesul que amplie a rede de abastecimento de água para atender o conjunto que a Prefeitura vai entregar na cidade, em breve”, disse, se referindo ao residencial no bairro Aeroporto, o Promoradia, que deverá ser denominado de “Padre Ernesto Sassida”, um pedido feito por André a Paulo Duarte.