Prefeitura lança projeto ‘Adote uma Árvore’ para arborizar Corumbá

A Prefeitura de Corumbá pretende plantar cinco mil mudas de árvores durante o ano de 2013. A meta visa transformar a área urbana mais arborizada e, consequentemente, minimizar o calor. O grande problema, no entanto, está relacionado à depredação. Para reverter o quadro, a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal está com um projeto em andamento na cidade, ‘Adote uma Árvore’, para superar a meta estabelecida e evitar a perda das mudas, causada principalmente por atos de vandalismo.

 

“Estabelecemos para 2013, o plantio de cinco mil mudas, uma meta que faz parte do plano de ação dos primeiros 100 dias de governo do prefeito Paulo Duarte. O plantio já foi iniciado em toda a cidade e no Bairro Guató já estamos finalizando. Acredito que com o projeto Adote uma Árvore, com adesão principalmente da população, vamos superar essa meta, e o mais importante, como índices bem menores de depredação e perda dessas mudas”, afirma a diretora-presidente da Fundação, Luciene Deová de Souza.

 

O projeto ‘Adote uma Árvore’ foi idealizado pela Fundação para despertar uma consciência da comunidade em favor do meio ambiente de uma forma muito simples, mas que proporcionará inúmeros benefícios para aqueles que participarem e para toda cidade. Luciene explicou que ele consiste em estimular a população em geral, tanto pessoas físicas como jurídicas, a adotar uma ou mais árvores, próximas de suas residências, de seus trabalhos ou comércios, “de maneira que o adotante se comprometerá a zelar por este vegetal, executando os cuidados mínimos que garantam o pleno desenvolvimento da muda”.

 

Ela lembra que, na área central de Corumbá, há um exemplo muito claro sobre a importância de se adotar uma árvore para o desenvolvimento da mesma. “Na Rua Delamare, entre a 15 de Novembro e a Sete de Setembro, os moradores e comerciantes solicitaram plantio de árvores e eles mesmo cuidaram. O resultado foi altamente positivo. A perda foi mínima e a região se tornou bem arborizada, sendo disputada por carros e motos que buscam uma sombra para estacionar durante o dia”, revela.

 

A partir desse exemplo, a Prefeitura busca novos parceiros. O interessado em adotar uma árvore deve solicitar o seu plantio na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, localizada na Rua Treze de Junho, 1457, ou pelo telefone 3907-5342. “Ele poderá escolher a árvore quie pretende adotar dentre as espécies disponíveis no Viveiro Municipal, aquela que mais lhe agrada”, anuncia Luciene.

 

Ela explica que dentre as vantagens de participar do ‘Adote uma Árvore’, a principal delas é poder usufruir dos benefícios proporcionados por um vegetal, como absorção dos raios solares, a diminuição da amplitude térmica, como também o aumento da umidade do ar pela evapotranspiração, absorção de dióxido de carbono e retenção de partículas em suspensão.

 

Cita ainda outras vantagens com a adoção do projeto. Segundo Luciene Deová, que é bióloga, a arborização reduz rajadas de vento, poluição sonora em virtude de se constituir uma barreira a propagação do som, atração e abrigo de avefauna, valorização estética e paisagística, redução no impacto da chuva, aumento das áreas de infiltração, dentre outros. “Resumindo, com um simples gesto de adotar uma árvore o munícipe contribui para tornar Corumbá uma cidade mais bonita e mais saudável”, complementa.

Skip to content