As diretorias dos 19 grêmios estudantis da Rede Municipal de Educação (Reme) de Corumbá tomaram posse nesta quinta-feira (11), durante solenidade realizada no Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto (Cenper). Os lideres estudantis foram escolhidos através de voto direto no último dia 04 de abril e ficarão no cargo até o ano de vem.
Durante a solenidade, que teve a participação do prefeito Paulo Duarte, da primeira-dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, e da secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, foram empossados os lideres estudantis das seguintes escolas:
Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, Caic – Padre Ernesto Sassida, Clio Proença, Cyríaco Felix de Toledo, Cássio Leite de Barros, Fernando de Barros, Izabel Corrêa de Oliveira, José de Souza Damy, Luiz Feitosa Rodrigues, Pedro Paulo de Medeiros, Djalma de Sampaio Brasil, Tilma Fernandes Veiga, Carlos Cárcano, Eutrópia Gomes Pedroso, Monte Azul, Luis de Albuquerque e Paiolzinho.
Todos os diretores entregaram suas propostas que serão cumpridas durante o biênio 2013/2014. “Isso representa nossa vontade de contribuir com a comunidade escolar”, disse o estudante Pedro Hector Bastos, aluno do Pedro Paulo, falando em nome dos demais estudantes. Os pais foram representados pela senhora Cecília Fátima Aires, mãe de um aluno do Barão do rio Branco.
Ela destacou a importância dos grêmios e a responsabilidade que os diretores terão daqui para frente. “Vocês representam os interesses e as necessidades dos estudantes nas escolas”, apontou, lembrando que o local é um espaço de cidadania, aprendizado, convivência e lutas por direitos. “Os grêmios precisam ser parceiros da escola para ficarem mais fortes a cada ano”, completou.
O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, tendo como principal objetivo a participação dos alunos nas atividades da escola, permitindo uma atuação mais ativa na gestão, bem como na sociedade em que estão inseridos. Dessa forma, passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem o vínculo com a comunidade.