Grêmios serão parceiros da escola e da Administração, afirma prefeito

Tomaram posse nesta quinta-feira (11) as diretorias dos Grêmios Estudantis eleitas para o biênio 2013/2014. Dezenove escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), inclusive da zona rural, elegeram seus representantes no último dia 04, durante processo eleitoral coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas da Juventude, e a Secretaria Municipal de Educação.

Presente na solenidade, realizada no Cenper, o prefeito Paulo Duarte destacou a importância da participação efetiva dos alunos no cotidiano escolar e a consolidação dos grêmios estudantis para o fortalecimento da democracia. “Vocês serão parceiros da escola, dos professores e da Administração. Precisamos desse olhar crítico construtivo para seguirmos sempre avançando”, afirmou.

“Vocês terão a oportunidade de sugerir, criticar e apresentar propostas para a sua escola. Vamos ter uma relação bastante sincera e franca”, completou Paulo Duarte, que reafirmou seu compromisso de climatizar todas as salas de aula da Reme até o início do próximo ano letivo e a entrega dos kits – com uniforme, mochila e tênis – ainda no segundo semestre de 2013.

“Essas são formas de valorizar o aluno e os educadores, de oferecer condições adequadas de ensino, e de motivar cada vez mais nossos estudantes”, pontuou. Ex-aluno de escolas públicas (estudou no Santa Teresa e no Júlia Gonçalves Passarinho), o prefeito apontou a qualificação do ensino como uma das principais metas de seu governo. “Vamos colocar Corumbá como referência em Educação”, enfatizou.

E esse salto qualitativo passa necessariamente pelos grêmios estudantis, explicou a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro. “Esses núcleos formam cidadãos responsáveis, engajados e críticos. O grêmio é a forma que os jovens têm, dentro da sua escola e de sua própria comunidade, fazer parte da democracia do ensino, da formação cidadã”, destacou.

Também presente na solenidade, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, apontou o ato como um dos grandes momentos da administração municipal dentro desses primeiros cem dias de governo. “Essa foi a primeira oportunidade para muitos desses jovens exercerem sua cidadania e escolherem seus representantes”, disse.

Foi essa também a opinião do gerente de Políticas para a Juventude de Corumbá, Victor Raphael Almeida. “É muito importante que os grêmios sejam política de governo, como ocorre na cidade. Eles são parceiros das escolas, permitindo o olhar do aluno nos temas relacionados à comunidade escolar”, declarou.

Além da posse dos representantes escolares, também foram premiados os ganhadores do concurso que elegeu a logomarca da primeira Olimpíada Municipal de Matemática. No mesmo evento, Paulo Duarte ainda assinou o edital de convocação para eleição de representantes da sociedade civil do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), documento que será publicado no DIOCORUMBÁ desta sexta-feira.

Skip to content