Ministra Ideli Salvatti diz que nenhum município ficará sem recursos

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, garantiu nesta segunda-feira, durante Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas com Órgãos Federais, na Assomasul, que nenhum dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul ficará sem recursos federais.

 

Em discurso anterior ao da ministra, o presidente da entidade, Douglas Figueiredo, agradeceu ao apoio do governo federal e reivindicou novos investimentos no Estado.

 

Segundo Ideli, por determinação da presidente Dilma Rousseff, o governo federal está à disposição para a parceria com todos os municípios do País e o encontro com os prefeitos de Mato Grosso do Sul serve para encaminhamentos e acesso a informações visando a obtenção de recursos federais.

 

Ela também anunciou a criação do Fórum dos Gestores Federais de Mato Grosso do Sul.

 

A ideia, segundo a ministra, é reproduzir o modelo que já existente no Sasf (Sistema de Assessoramento Federativo), estrutura que conta com um representante de cada ministério e que se reúne mensalmente em Brasília.

 

O Fórum foi criado por meio de portaria da ministra e será implementado de acordo com o interesse de cada Estado.

 

A estrutura terá como objetivo facilitar a solução de questões de cada cidade com a União.

 

Na prática, a proposta é criar um espaço de debate entre os órgãos federais a fim de ampliar a troca de informações entre eles e entre os entes federados e a União.

 

Os fóruns realizarão reuniões periódicas entre os representantes de cada órgão federal.

 

Para a ministra Ideli, os fóruns possibilitarão uma maior agilidade na solução de questões pontuais e no cumprimento de prazos de obras.

 

Segundo ela, geralmente o Incra, por exemplo, não conversa com a Funai, com o Ibama, da mesma forma que outros órgãos federais, e os projetos que poderiam ser resolvidos no Estado acabam nos gabinetes dos ministérios em Brasília.

 

“Isso pode evitar o vai, vem dos prefeitos a Brasília, são problemas que muitas vezes podem ser resolvidos aqui”, reforçou a ministra, observando ainda que os gestores públicos precisam prestar atenção nos prazos de cadastramenrto nos programas sociais para não perderem recursos.

 

Ideli falou, entre outros aspectos, nos investimentos que o governo federal tem feito em todo o Brasil, principalmente na área social, gerando emprego e renda.

 

A ministra anunciou que, em conversa com o governador André Puccinelli (PMDB) antes do início da solenidade, ouviu dele o compromisso de participar da parceria com os municípios.

 

“Com o apoio do governo federal e a estrutura que o governador André Puccinelli e a prefeitura da Capital estão disponibilizando, tenho a certeza absoluta que os prefeitos estarão bem assessorados e terão acesso a uma gama de recursos que o governo federal disponibiliza para os municípios”, enfatizou a ministra.

 

O evento, que está sendo realizado na entidade durante todo o dia desta segunda-feira, foi aberto pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do senador Delcídio do Amaral (PT), deputados federais Reinaldo Azambuja (PSDB), Vander Loubet (PT), Fábio Trad (PMDB), Antônio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB) e Edson Giroto (PMDB), deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais.

 

O prefeito Paulo Duarte, de Corumbá, que também é secretário geral da Assomasul, está participando do encontro, considerado por ele como de extrema importância e que está permitindo discutir o desenvolvimento das cidades sul-mato-grossenses. (com informações da Assessoria da Assomasul)

Skip to content