A Prefeitura de Corumbá encaminhou, nesta segunda-feira (22), ofício à Gerência da América Latina Logística (ALL), em Mato Grosso do Sul, solicitando, com urgência, a limpeza e manutenção do entorno da via férrea que corta toda a área urbana da cidade e do setor onde se localiza a antiga estação ferroviária.
No documento, a administração municipal destacou que o “o conjunto de ações e intervenções para manter a limpeza do entorno da via férrea é de responsabilidade da América Latina Logística, que comprou as operações da Brasil Ferrovias, estendendo seu negócio ao estado de Mato Grosso do Sul, tornando-se a maior operadora logística da América Latina”.
O ofício menciona, ainda, a responsabilidade social da ALL na realização de ações de desenvolvimento socioambiental em áreas e comunidades especialmente localizadas no entorno de suas unidades, e também na execução de iniciativas socioambientais da companhia, com programas voltados para seus colaboradores, comunidades e meio ambiente. Caso a solicitação não seja considerada, a Prefeitura informou que buscará os meios legais para que as ações de limpeza e conservação dos locais sejam realizadas.
Na última sexta-feira, o prefeito Paulo Duarte e a Presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá, Maria Clara Mascarenhas Scardini, tiveram um encontro com os representantes da ALL, em Curitiba (PR), onde solicitaram a cedência da área ao redor da linha férrea na área urbana da cidade.
A ideia é realizar a urbanização em toda a extensão dos trilhos e oferecer à população mais uma opção de lazer.
A ALL se mostrou receptiva à urbanização e solicitou à Prefeitura um projeto de execução, que será avaliado e depois encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. “Além da cedência da área, solicitamos também a estrutura da antiga estação para construir um museu da ferrovia”, explicou Duarte
Para reforçar o pedido, o prefeito e a presidente da Fuphan, mostraram fotos da situação em que se encontra hoje a via férrea. Abandono e sujeira é a imagem que se tem de um local que já foi um dos cartões postais de Corumbá. O prédio da antiga estação está praticamente em ruínas.
Após o encontro, o prefeito Paulo Duarte determinou à equipe da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, contato constante com a América Latina Logística. Cumpridas as três etapas (formulação do projeto executivo, análise e encaminhamento para a ANTT) a expectativa é que a cedência da área ocorra ainda este ano.