Procon: Vivo vai apresentar plano de investimentos para Corumbá

No próximo dia 18 o prefeito Paulo Duarte se reúne com representantes da empresa de telefonia móvel Vivo S/A. Durante o encontro, será discutida a qualidade do serviço prestado na região e o plano de investimentos da companhia para a cidade. A agenda foi articulada pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor de Corumbá (Procon), vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que no mês passado notificou a prestadora de serviço.

“Seguindo uma determinação do prefeito, pedimos alguns esclarecimentos para a empresa, que nos respondeu oficialmente nesta quarta-feira, dia 03”, explicou o gerente do Procon, Alexandre do Carmo Taques Vasconcelos. O documento, encaminhado pela Diretoria Jurídica Consumidor Nacional da Vivo, apresenta algumas justificativas e possíveis soluções para as falhas detectadas na cidade.

Sobre a interrupção de sinal, a empresa explicou que o principal motivo é o rompimento da fibra ótica, serviço prestado por uma empresa terceirizada. Pontualmente, a falta de energia elétrica de longa duração também ocasiona dificuldades nas ligações. Com relação à interferência do sinal da Bolívia, a Vivo comunicou que realizou uma vistoria na região entre os dias 26 e 28 de março deste ano. Além da influência das operadoras bolivianas, foi constatado também uma interferência de internet via rádio.

“A Vivo iniciou negociação com as operadoras bolivianas com vistas à coordenação do espectro de modo a evitar a interferência mútua. Entretanto, não obteve resposta dessas operadoras até o momento e quanto a interferência causada pela internet via rádio existente da região, será acionada a agência reguladora, a Anatel, para que tome as devidas providências, pois somente a ela cabe a função fiscalizatória e regulamentar”, justificou e empresa.

Outro tema questionado pelo Procon foi a velocidade da internet 3G disponível para a cidade. A empresa de telefonia móvel afirmou que já realizou, em outubro de 2012, intervenções que geraram um ganho estatístico nos meios de transmissões atuais e também que vai contratar mais um link para ampliar a capacidade de transmissão da rede de Corumbá.

Oi

No mês passado, o prefeito Paulo Duarte recebeu o Executivo de Relações Institucionais da Oi em Mato Grosso do Sul, João Henrique de Abreu, que anunciou avanços relacionados ao serviço de internet banda larga oferecido na cidade com a instalações de mais 1,2 mil portas em vários bairros da cidade. Outra conquista comemorada pelo Procon foi a implantação de uma central telefônica local da Oi.

Até então a operadora não possuia um canal local direto com o consumidor corumbaense, disponibilizando para isso apenas os serviços de terceiros, sejam eles revendedores ou representantes. A empresa ainda se comprometeu a implantar em sua unidade de Corumbá uma central telefônica para o atendimento das demandas locais, como dúvidas, críticas e reclamações de seus clientes e usuários.

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