Saúde inicia levantamento do índice de infestação do Aedes na cidade

A Secretaria de Saúde da Prefeitura inicia na quinta-feira, 02 de maio, o terceiro ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) para detectar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na região urbana de Corumbá. O trabalho será desenvolvido pelas equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e será importante parra estabelecer as ações de prevenção e combate da doença na cidade.

 

Antes mesmo do novo LIRAa, as indicações mostram uma redução da infestação do mosquito em Corumbá. Conforme informações da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, as notificações reduziram bastante nas últimas semanas epidemiológicas. Para se ter uma ideia, na semana 14 foram 112 casos, contra 76 na semana 15, e 65 na 16.

 

“Apresentamos uma queda considerável nas notificações e em 16 semanas, estamos com 1.730”, comentou. Desse total, 267 foram positivos. A secretária recorda também que, no primeiro ciclo do LIRAa, a cidade estava com uma incidência de infestação de 9,5%. Reduziu para 5.5% no segundo e as indicações demonstram que deve ocorrer uma queda considerável no terceiro ciclo.

 

A queda, conforme ela, se deve às ações constantes. Para se ter uma idéia, em abril, até a semana 16, já haviam sido retirados 87 toneladas de resíduos dos imóveis fechados, desocupados e terrenos baldios, além de 880 pneus recolhidos em borracharias da cidade e no Eco Ponto localizado na Rua Dom Aquino.

 

Tipo 4

 

Dinaci observa, no entanto, que é preciso a população se manter em alerta e continua realizando o dever de casa, com imóveis limpos, sem focos de proliferação do mosquito. Relatório de abril dá conta que, dos 267 casos positivos, oito são dengue do tipo 4, sendo três no Bairro da Nova Corumbá, um no Loteamento Pantanal, um no Guatós,  na Popular Nova, um no Centro e um no Bairro Aeroporto.

 

O centro da cidade é a região com maior número de notificações, 282, dos quais 52 positivos. É seguido do Cristo Redentor com 155 notificações e 22   casos confirmados; Popular Nova com 154 e 25 positivos; Nova Corumbá com 120 notificações e 25 positivos,e Universitário com 111 notificações e 25 casos positivos.

Skip to content